Setor arrozeiro busca apoio da Secretaria da Agricultura em prol do IRGA

20/05/2021

Representantes do Instituto Riograndense do Arroz - IRGA reuniram-se, na última quarta-feira (19), com o secretário da Agricultura, Cassius Peixoto, juntamente com vice-prefeito Marcelo Gaúcho, com a chefe de Gabinete, Nívia Patrícia, e com o diretor de Expansão Rural, Dirceu Machado.

O setor orizícola veio em busca do apoio da Prefeitura Municipal pautado por três reivindicações: disponibilização para o caixa do IRGA da arrecadação da taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura – CDO; modificação da forma como é feita a utilização dos recursos da instituição e melhoramento na remuneração dos colaboradores.

De parte do Instituto, estavam na ocasião Vagner Martini dos Santos, engenheiro agrônomo, que abriu a reunião expondo as razões desta busca de apoio, Marcio Jeovani Santos, técnico agrícola e Luiz Carlos Machado, produtor arrozeiro e conselheiro do IRGA.

A Prefeitura Municipal, através de seus representantes, colocou-se à disposição para colaborar com o encaminhamento desta demanda às esferas de interesse. Marcelo Gaúcho propôs a busca de uma agenda com a secretária Estadual da Agricultura, Silvana Covatti, bem como uma articulação junto aos deputados estaduais, com a finalidade de fortalecer este movimento.

O secretário Municipal da Agricultura salientou que, com mais recursos, é possível que a instituição invista mais no melhoramento genético, pesquisa e desenvolvimento de cultivares do arroz irrigado e assim potencialize a produtividade no Rio grande do Sul.

O IRGA é uma autarquia estadual subordinada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com autonomia administrativa, financeira e orçamentária. Entre suas principais atividades está a assistência aos produtores; análise do solo, água e semente; licenciamento de cultivares de arroz e soja; campanha de incentivo ao aumento do consumo de arroz; distribuição de semente básica, entre outras atividades.

O Instituto Riograndense do Arroz – IRGA é patrimônio do Rio Grande do Sul, responsável pela qualidade do nosso arroz.

Acredite na agricultura!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM