Servidores do departamento de Meio Ambiente conhecem a metodologia de compostagem utilizada em Lages

10/08/2021

Na última quinta-feira (05), os servidores do Departamento do Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Junio da Silva Luiz, engenheiro ambiental, e Verônica Luise da Silveira, bióloga, estiveram em Lages, Santa Catarina, a fim de conhecer in loco o desenvolvimento do Projeto Lixo Orgânico Zero desenvolvido na cidade e as ações integradas em prol de uma Lages Lixo Zero.

Foi um dia inteiro de aprendizado com a oportunidade de ver empregada a metodologia de compostagem utilizada pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente do município catarinense e que será a mesma prevista para uso no projeto de Santo Antônio da patrulha.

Os representantes de nossa prefeitura visitaram mais de 10 locais onde o Método Lages de Compostagem já é aplicado com sucesso, como escolas, empresas e um presídio. Em todos esses ambientes a compostagem dos resíduos orgânicos faz parte do dia a dia das pessoas e gera um material rico em nutrientes para o solo e que é posto nas hortas cultivadas em cada um.

Para Verônica, “foi muito importante, pois foi possível conhecer a prática do sistema que pretendemos adotar em nossa cidade”. A experiência serviu ainda para que fossem observados e entendidos os erros e acertos dos lageadenses e que poderão ser previstos quando da execução do projeto em Santo Antônio da Patrulha. O engenheiro Junio Luiz destacou que “a compostagem dos resíduos contribui para a preservação do meio ambiente e para a segurança alimentar”, referindo-se a utilização do adubo orgânico nas hortas.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS