Servidores da Saúde terão treinamento no dia 26 de abril

23/04/2018

Nesta data os postos realizarão atendimento SÓ PELA MANHÃ

No dia 26 de abril a secretaria Municipal da Saúde estará realizando mais uma etapa do processo de Planificação da Atenção à Saúde. Nesta data todos os servidores da pasta estarão em treinamento, por este motivo as unidades de saúde não realizarão atendimento ao público DAS 13h às 17h.

De acordo com a secretária Magda Bartikoski, as consultas e procedimentos agendados naquela período foram remarcados, sem oferecer prejuízo ao atendimento dos pacientes. Ela destaca que as oficinas da Planificação da Atenção à Saúde são de extrema importância para a eficácia do funcionamento e atendimento da população na rede básica de saúde. “Precisamos ter este tempo para aperfeiçoar nosso trabalho, corrigir erros e atender o cidadão como ele merece.”

A Planificação da Atenção à Saúde é uma das principais estratégias da Secretaria Estadual da Saúde para efetivar o acesso dos usuários a serviços de saúde com maior qualidade, por meio do apoio à organização dos processos de trabalho, definições de fluxos na Rede de Atenção à Saúde e pactuações para melhores resultados.

O município patrulhense aderiu a Planificação em setembro de 2017, e vários encontros vêm acontecendo, onde o posto de Saúde do bairro Menino Deus tem servido de laboratório. Representantes de outras cidades da região participam do trabalho realizado em Santo Antônio e na última quinta-feira, a atividade consistiu na avaliação dos processos implantados até o momento. “A partir de agora iniciaremos o processo de multiplicação das ações da planificação para todas as unidades de Saúde do município e com todos os servidores da pasta”, explicou a secretária.

O posto do Menino Deus foi escolhido como laboratório para a Planificação de Atenção à Saúde pela 18ª Coordenadoria de Saúde e pelo CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), por possuir características favoráveis para a implantação do programa, tais como, número considerável de ESFs já implantados, estrutura dos postos de saúde, entre outras características.

A representante do CONASS, Eliana Chomatas, que acompanha o trabalho em Santo Antônio da Patrulha elogiou a estrutura e o funcionamento do Posto, mas apontou algumas mudanças visando a qualificação do atendimentos.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP