Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos retomou as atividades com idosos

13/07/2021

A manhã de temperatura agradável na praça Nossa Senhora da Boa Viagem foi o cenário escolhido pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social para a retomada das atividades com os idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Depois de um longo período suspenso para prevenção à COVID-19, a primeira turma de jovens há mais tempo voltou a se encontrar nesta terça-feira (13) para a prática de atividades físicas e troca de experiências de vida. A organização deste trabalho é da Coordenadora do Serviço de Convivência, Márcia Guimarães, que juntamente com a educadora física Patrícia Fernandes mobilizam os participantes.

A partir de agora, o projeto já tem dias e horários pré-definidos: os idosos que se integrarem ao projeto terão aulas de ginástica nas segundas e quintas na Praça CEU e nas terças e quartas na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem, sempre das 9h às 10h30. A hidroginástica acontecerá nas sextas-feiras, às 10h, na academia Super Esporte.

Neste primeiro momento, somente a 3ª idade está sendo atendida, visto que todos os participantes já estão com o esquema vacinal contra o Coronavírus completo. Crianças e adolescentes, que também são assistidos por este serviço, devem esperar um pouco mais para retornarem às atividades.

A alegria deste retorno estava estampada no rosto de todas as pessoas que participaram das atividades. O prefeito Rodrigo, que também esteve na praça, falou da importância desta retomada, “pois ela sinaliza que, aos poucos, a normalidade vai sendo restabelecida e assim podemos planejar e realizar projetos tão inclusivos quanto este”. Para a secretária Gerusa, “não cabe em palavras a satisfação de poder viver este momento em que a dignidade humana está em primeiro lugar”.

O trabalho do SCFV se caracteriza pelo conjunto de serviços realizados em grupos definidos de acordo com as faixas etárias dos seus integrantes. A proposta é de prevenção de ocorrências de situações de risco e também para mantê-los ativos saudavelmente.

Então, bora se mexer!

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS