Seminário de Bacias de Santo Antônio da Patrulha chama a atenção para o uso das águas

31/10/2018

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha participou da abertura do Seminário “As bacias hidrográficas em Santo Antônio da Patrulha – Rio dos Sinos, Rio Gravataí e Litoral Médio/Lagoa dos Barros” realizado na sexta-feira (26/10). Daiçon falou sobre a importância na abordagem do tema e destacou a falta de conscientização sobre o uso das águas.

Ele citou a dificuldade encontrada pelos municípios relacionada ao armazenamento e descarte de resíduos. “O município quer prosperar, atraindo novas empresas, mas não podemos ser negligentes com o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a população nos cobra empregos. É uma situação complicada para os gestores e precisamos encontrar soluções, por isso estar aqui debatendo, trazendo estudantes para essa discussão é tão importante.”

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes de cada comitê de bacias hidrográficas, que falaram sobre o uso das águas e a situação atual das mesmas. Além de autoridades, estudantes participaram do Seminário.

O presidente do Comitesinos, Adolfo Klein corroborou a mensagem do prefeito, chamando a atenção para o problema que os resíduos vêm causando no Rio dos Sinos. Segundo ele, um estudo realizado pela Unisinos identificou contaminação por nanopartículas de plástico, “uma agressão às águas causada pela ação do homem”.

O presidente Comitê Gravatahy, Sergio Cardoso destacou a ação do homem ao longo do tempo no Rio Gravataí, e hoje estamos sofrendo em consequência disto, com cheias e estiagens.

O vice-presidente do Comitê Litoral Médio, Alex Correia fez o fechamento apresentando inicialmente um vídeo do Raul Seixas, onde na época, o músico já dizia, “a natureza está certa”. O vice-presidente relata que nós, seres humanos, “invadimos” o espaço pertencente à natureza e, por isso devemos ter cuidado e respeito com ela. Pensar no futuro que queremos, e ainda, é imprescindível trabalhar a consciência ambiental da população.

O Seminário foi uma realização da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente através do Programa Municipal de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e toda comunidade está convidada a participar.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP