(51) 3662 - 8400 Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Semana do Meio Ambiente será comemorada de 01 a 09 de junho em SAP

imagem-noticia

18/05/2017

O Dia do Meio Ambiente foi instituído em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, Suécia. No Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.

A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização.

A Semana do Meio Ambiente em Santo Antônio da Patrulha, acontecerá dos dias 1º a 09 de junho, promovido  pelo Programa Municipal de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, EMATER e COMITESINOS / Projeto VerdeSinos.

 

Programação da Semana do Meio Ambiente:

 

1º de junho - Visita as Escolas pertencentes a bacia hidrográfica do Litoral Médio para o lançamento do concurso para escolher o logo para o Parque Municipal Manuel de Barros.

Público: E.E.E.F. Leonardo Truda, E.E.E.F. Ferreira Viana, E.E.E.F. Visconde do Rio Branco e E.E.E.F. Afonso José Nunes Santana

Turno: Tarde

 

2  a  9 de junho – Exposição no Museu Antropológico Caldas Júnior de trabalhos ambientais realizados por alunos da rede de ensino de Santo Antônio da Patrulha.

Parceria: SEMAM, SEMED e Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior

 

2 de junho – Abertura da exposição de trabalhos ambientais realizados por alunos da rede de ensino de Santo Antônio da Patrulha com visitação das Escolas e comunidade em geral.

Público: Comunidade patrulhense

Horário: 14h 30min

 

5 de junho – Plantio de mudas de árvores nativas no passeio público.

Público: Alunos do Colégio Santa Teresinha

Parcerias: SEMAM e Colégio Santa Teresinha

Turno: Manhã e Tarde

 

5 de junho – Plantio de mudas de árvores nativas – Atividade que acontecerá simultaneamente todas as Escolas da rede de ensino de Santo Antônio da Patrulha.

Público: Alunos, professores, funcionários e direção

Parcerias: SEMAM, SEMED e Escolas patrulhense

 

6 de junho – Oficina Ambiental: O Centro Ambiental Santo Antônio vai até a Escola.

Público: Alunos das turmas de Educação Infantil e do 1º ano da E.M.E.F. Manoel Machado dos Santos

Local: E.M.E.F. Manoel Machado dos Santos

Turno: Tarde

 

7 de junho – Oficina Ambiental: O Centro Ambiental Santo Antônio vai até a Escola.

Público: Alunos das turmas dos 4º anos da E.M.E.F. Madre Teresa

Local: E.M.E.F. Madre Teresa

Turno: Tarde

 

8 de junho – Visita a Unidade de Referência da localidade de Serraria Velha (propriedade do senhor Domingos Savio das Neves), com oficinas relacionadas aos seguintes temas: recursos hídricos, produção limpa e produção de alimentos.

Público: Alunos da E.M.E.F. José Inácio Machado Ramos

Parcerias: SEMAM, SEMED, EMATER, E.M.E.F. José Inácio Machado Ramos e COMITESINOS / Projeto VerdeSinos

Turno: 14 horas

 

9 de junho –  Apresentação do vídeo referente ao plantio das mudas de árvores nativas realizadas pelas Escolas da rede de ensino de Santo Antônio da Patrulha.

                       Divulgação do Projeto Piloto de Arborização Urbana do município de Santo Antônio da PatrulhaDepartamento do Meio Ambiente e FURG

                       Palestra: “Resíduos Sólidos” – Palestrante: Valtemir Bruno Goldmeier, Coordenador de Assessorias Técnicas da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA

                       Lançamento do livro “Meio Ambiente – O Direito e as Fontes de Energia Renováveis” do Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Fernando Missel.

Público: Comunidade em geral

Local: Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha

Horário: 13h 30min

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM 

Fonte: ACS-PMSAP