Semana de vacinação do adolescente acontece até o dia 25 de agosto.

21/08/2017

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no período de 21/08/2017 a 25/08/2017 ocorrerá a Semana de Vacinação do Adolescente. O objetivo da campanha é intensificar a atualização do calendário vacinal, ressaltando a importância vacina HPV e Meningo C, que são as vacinas incluídas mais recentemente no calendário.

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde mantém um calendário vacinal destinado a adolescentes entre 10 e 19 anos de idade.

As vacinas indicadas são:

Vacina hepatite B - para adolescentes não vacinados ou com esquema de três doses incompleto;

Vacina adsorvida difteria e tétano (dT Dupla adulto) – adolescentes sem vacinação ou sem comprovação de três doses da vacina. Já vacinados devem fazer um reforço a cada dez anos

Vacina febre amarela – considera-se vacinada a pessoa que comprovar uma dose da vacina a partir dos 09 meses de idade. Precaução: a vacina é contra indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Vacina Sarampo, Caxumba e Rubéola – SCR- Considera-se vacinado o adolescente que comprovar esquema com duas doses.

Vacina HPV – O objetivo da vacinação é prevenção contra verrugas genitais e do câncer genital masculino e feminino. Em 2017, a população alvo são meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Está indicado esquema vacinal de 02 doses com intervalo de 06 meses entre a 1ª e 2ª dose.

Vacina Meningo C – a finalidade é reforçar a proteção contra meningite. Está disponível para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade.

Ressalta – se que os pais (ou responsáveis) têm a responsabilidade de manter atualizadas as vacinas de seus filhos adolescentes. E essas vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde durante o ano.

Funcionamento das unidades de saúde – ESF Várzea, Menino Deus, Bom Princípio, Miraguaia 08 às 14 horas. Posto de Saúde Central – 07:30 as 18 horas. Não haverá sala de vacinas aberta na ESF Agasa no período mencionado (21 a 25 de agosto).

Procure a unidade de saúde mais próxima e não esqueça a caderneta de vacinação.

Mais informações pelo telefone 3662. 1639.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP