Semana de Museus movimenta arte e cultura em Santo Antônio da Patrulha

23/05/2017

De 15 a 21 de maio Santo Antônio da Patrulha contou com intensa atividade cultural no Museu Caldas Júnior. Neste período, em que se comemorou a Semana de Museus, a prefeitura, através da Fundação Antropológico Caldas Júnior, com o apoio do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus ofereceu arte e cultura, todos os dias, gratuitamente.

A programação encerrou no domingo, 21, com a Mostra de Música Autoral CRIA. Em sua segunda edição, as atrações foram os músicos Ian Ramil, Thiago Ramil, o acordeonista Gabriel Romano e grupo, além do músico patrulhense Cássio Farias. O patrulhense Daniel Villa Verde também se fez presente para falar sobre o tema “Nos Caminhos da Música Independente”. Além do bate-papo entre os músicos e as apresentações de seus trabalhos, o público presente pode apreciar o chopp artesanal da Sanctu’s Beer e a culinária oriental do Soma+Kampai Sushi.

Durante a semana o público ainda pode conferir e participar dos eventos:

Abertura com exposição de Esther Bianco - Segunda-feira (15/05)

A grande atração foi a participação da artista Esther Bianco. Reconhecida internacionalmente pelos seus quadros e litogravuras, a artista nasceu em Riozinho, no ano de 1934, quando ainda não era Município e pertencia a Santo Antônio da Patrulha. O nome da exposição, segundo ela, não podia ser outro “De Volta”. A noite contou ainda com a belíssima apresentação teatral de Alexandre Malta e com um coquetel no Jardim Imperial. A exposição De Volta poderá ser conferida até o dia 15 de junho no Museu.

Roda de Memória - Terça-feira (16/05):

Patrulhenses que relembraram um pouco da história e de momento vividos na Escola Técnica de Comércio Barão do Cahy. A Roda de Memória foi mediada pela Sra. Donatila Pereira Ramos, uma das formandas de 1962, a primeira turma da Escola. Ex-diretores da escola, como Ferúlio José Tedesco, Terezinha Benfica, Cacau, Sr. Cassilho, ex-professores, ex-alunos e membros da equipe de trabalho da antiga Barão participaram na ocasião, lembrando episódios vividos na escola. Das recordações, a luta para a implantação da Escola, a referência que se tornou no município e na região, influenciando na formação dos primeiros advogados, contadores e administradores patrulhenses, além de muitos fatos engraçados. Também foi mencionada pelos presentes, a alegria em ver hoje o Polo Universitário Santo Antônio ocupando as instalações da antiga Escola. Foram unânimes ao concluir que apesar de ter encerrado suas atividades há mais de uma década, a sensação é a Barão do Cahy continua viva.

Nossos Olhos – Quarta-feira (17/05):

O evento “Nossos Olhos, Nosso Mundo”. Os fotógrafos Alexander Raupp, Roberto Dall’Agnol e Tiago Coelho fizeram um bate-papo mediado pelo também fotógrafo João Albé Gonçalves. Os fotógrafos falaram sobre seus trabalhos, debateram sobre os estilos fotográficos e exibiram suas principais fotografias.

Visita guiada no Museu – Quinta-feira (18/05) e Sábado (20/05):

O Museu Caldas Junior recebeu na quinta-feira, 428 alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino. Além da visita guiada, as crianças participaram de uma atividade onde contaram o que mais gostaram naquela experiência. O sábado também foi dia de visitação, quando o Museu recebeu a comunidade. Além do acervo, o público pode desfrutar o belo Jardim Imperial.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS-PMSAP