Semana da Agricultura proporcionou momentos de aprendizagem para comunidade

30/07/2019

Uma semana de muita aprendizagem, com oficinas, palestras visando ampliar o conhecimento e qualificar a produção. Assim foi a Semana da Agricultura, realizada de 22 a 26 de julho em Santo Antônio da Patrulha. A Semana do Agricultor é realizada pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, IRGA, EMATER e Associação dos Arrozeiros.

Durante a abertura, na última segunda-feira, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Batista Adam deu as boas vindas ao grande público que compareceu na Câmara de Vereadores para conferir a primeira tarde de trabalhos, que contou com a palestra Manejo das Abelhas Sem Ferrão ASF, do produtor Girlei Edomar dos Passos. “É muito bom ver tantas pessoas procurando se especializar sua produção e oferecer o melhor para as suas famílias e clientes”, disse.

O presidente da Câmara, Rodrigo Massulo destacou a importância do papel da agricultura em Santo Antônio da Patrulha e desejou a todos uma semana produtiva de trabalho.

Paulo Rojan, chefe do escritório local da Emater agradeceu a presença de todos e parabenizou as entidades parceiras e a todos que se dedicam para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Durante a semana, também foram abordados temas relacionados a produção de origem vegetal, pescado, saúde animal, segurança no campo, uso da farinha do arroz e um case de sucesso, o funcionamento Sisbi de Glorinha foi apresentado ao público.

O encerramento da programação culminou com a Sessão Solene em Homenagem ao Agricultor na Câmara de Vereadores. Cinco agricultores foram homenageados por entidades do setor: Claudiomiro Silveira dos Santos, indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delésio Gomes da Silva Fraga pela EMATER, Eronita Nehme Peixoto pelo IRGA e Associação dos Arrozeiros, Gomercindo Silveira Barbosa pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Julio Borba Peixoto pelo Sindicato Rural. Eles receberam um certificado de Agricultor do Ano de 2019 pelos relevantes serviços prestados em prol da agricultura no município.

Na ocasião, o prefeito Daiçon Maciel da Silva falou sobre a “nobre missão de quem planta, produz e é responsável pelo que vai para a mesa dos cidadãos. Portanto, esta homenagem é muito justa e parabenizando os homenageados deste ano, quero estender este reconhecimento a todos os agricultores de Santo Antônio da Patrulha”, disse.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP