Semana da Agricultura 2014 começa no próximo sábado

14/07/2014

Começará no próximo dia 19, sábado, no Polo Universitário Santo Antônio, a Semana da Agricultura 2014.

O evento terá sua abertura oficial às 10h30min. O primeiro Painel terá como temática “Agricultor X Desenvolvimento Rural”, e contará com os painelistas Dirceu Lopes Machado, Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Arnaldo Buhler, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, o Dr. Marcio Silva Borges sobre “Potencialidades e fragilidades do produtor rural: um estudo de caso do sítio Paraíso – Rio de Janeiro”, e Marcelo Lauer Mota, com o depoimento “Formação do Agricultor Familiar (Pronatec)”.

Na terça, 22, continua a programação.  A partir das 14h, na localidade de Evaristo, ocorre a palestra “Manejo e Cultura da Banana” ministrada por Paulo Dalpiaz, da EMATER Morrinhos. Às 17h no Museu Caldas Júnior, será a abertura da Exposição “Laços do Passado – Resgatando a história da Agricultura Familiar em Santo Antônio da Patrulha”, seguido de show às 18h com a Família Machado Ramos.

Na quarta, 23, às 19h30min no Salão Comunitário de Tapumes, acontecerá a palestra sobre “Alimentação do rebanho bovino leiteiro”, com Adolfo Guilherme Costa, Eng° Agrônomo da EMATER/RS Regional. Às 13h30min, nova palestra sobre “Sanidade do rebanho bovino leiteiro”, com Carlos Roberto Vieira da Cunha, Médico Veterinário também da EMATER/RS Regional.

No dia 24, quinta, na Casa do Arroz do IRGA, às 19h as palestras começam falando sobre “Cadeia Produtiva do Arroz Presente e Futuro”, pelo Diretor Técnico e Eng° Agrônomo do IRGA Rui Eduardi Ragagnin, e às 20h o tema será “Secagem e armazenagem na pequena e média propriedade”, por Fernando Fulmagalli Miranda, Eng° Agrônomo do IRGA.

Sexta, 25, às 19h acontecerá a Premiação do Propriedade Destaque 2014, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio.

Sábado, dia 26, às 9h no Polo Universitário, será lançado o PRONACAMPO, com o painel “Desenvolvimento Rural: uma questão de políticas públicas?”, com autoridades municipais, estaduais e federais. Logo após, será realizada a assinatura simbólica do Convênio PRONACAMPO.

Domingo, 27, acontecerá na localidade de Alto Ribeirão, 1ª Festa do Colono, com Carreteada às 9h, Abertura Oficial às 10h, Premiação para todos os participantes da Carreteada às 10h30min, Carreteiro do IRGA servido gratuitamente às 12h, e às 14h o Encontro de Amigos.

Por fim, no dia 28 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores, às 14h, as temáticas são “Planejamento e tomada de decisão na pecuária de Cria” SENAR, com Leonardo C. Cannelas, Doutorando em Zootecnia da NESPRO/UFRGS. Às 15h, a palestra será sobre “Sensibilização do Curso de Boas Práticas de Manejo em Gado de Cria”, com Silvio Renato Oliveira Menegassi, Médico Veterinário do SENAR/RS.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha,  através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, Polo Universitário Santo Antônio, EMATER/RS, e Museu Caldas Júnior.

Maiores informações pelo telefone (51) 3662.8421 ou (51) 3662.8431, e também pelo e-mail agricultura@pmsap.com.br.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/SAP