Semana Acadêmica em Santo Antônio da Patrulha apresentará experiências inovadoras

24/04/2017

Abertura será marcada pela palestra da Secretária Municipal de Brejo Santo, responsável por um avanço extraordinário no ensino, na cidade cearense.

De 27 a 31 de maio, Santo Antônio da Patrulha terá programação intensa relacionada a diferentes áreas do conhecimento, durante a Semana Acadêmica.  O evento anual, realizado pelo Polo Universitário Santo Antônio, em conjunto com acadêmicos e Universidades, busca aproximar os participantes de pesquisadores e de experiências inovadoras que transformem a realidade.

A coordenadora do Polo Universitário, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente diz que neste ano de 2017, o tema geral é "Por uma Educação Transformadora”. “O objetivo é justamente inspirar práticas transformadoras de ensino, para a construção de uma educação adequada ao nosso tempo, que saiba agregar as tecnologias, a experiência e os saberes acumulados, para transformar. Por isso, para a abertura do evento, vamos trazer um exemplo de transformação no ensino, a secretária Municipal de Brejo Santo (CE), Ana Jacqueline Braga Mendes, que é responsável por uma mudança muito positiva nas escolas da rede da cidade cearense, no que se refere ao aprendizado”, explica.

O trabalho da secretária de Brejo Santo está sendo reconhecido em todo país e internacionalmente, e muitos estudiosos estão querendo saber, como ela alcançou tais resultados. O município foi destaque no Prêmio Prefeito nota 10, identificado com a rede municipal de ensino com melhor desempenho na Prova Brasil, exame federal que avalia estudantes de 5º e 9º anos do ensino público e que compõe o Ideb (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica). Uma das escolas da rede possui a maior nota do Brasil, 9,6, para o primeiro ciclo do fundamental. A média para o país é quase a metade (5,2).

A Semana Acadêmica ainda contará com muitas outras palestras e rodas de conversas. Dilce destaca, no dia 30 de maio, a participação do Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, falando sobre Direito e Gestão Pública, além das abordagens de Arlete Meneguete (UNESP) sobre  “Coaching Education - transformando nossas vidas” e do Prof.Dr. Fernando Seffner (UFRGS), que irá proferir a palestra “Escola e função docente: entre a liberdade de ensinar e o direito de aprender”. “Toda programação está muito rica, e com certeza, sairemos desta semana com muitas informações que poderão melhorar nosso trabalho e nossas vidas”, garantiu a coordenadora. Destaca também, a participação da CAPES nos dez anos do Plageder/UFRGS e da Licenciatura em Pedagogia/FURG.

350 pessoas poderão participar das atividades que serão realizadas no Clube Recreativo Patrulhense, que fica localizado na Av. Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Santo Antônio da Patrulha. Algumas atividades também serão oferecidas em ambiente virtual, no período de 1º a 11 de junho de 2017.

Confira a programação completa e mais informações em: https://goo.gl/HpEYVc

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PMSAP