Semana Acadêmica do Polo SAP é aberta com grande evento

30/05/2017

Buscando compartilhar experiências transformadoras na Educação, foi aberta oficialmente nesse sábado (27/05), a Semana Acadêmica do Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha. Com uma dinâmica diferente e pouco formal, o Clube Recreativo Patrulhense recebeu profissionais da educação, alunos e autoridades, vestido de festa, com shows que encantaram e levaram a reflexão.

Na abertura o vice-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz falou do reflexo importante que tem a universidade para a formação dos professores, com a oportunidade do curso de Pedagogia, que comemora 10 anos em 2017. “Na nossa rede de ensino, mais de 95% dos professores têm graduação e isso nos enche de orgulho e também temos que agradecer a Universidade por  ter acreditado em Santo Antônio da Patrulha”.

O vereador Charlis Santos falou em nome dos jovens, considerando o ensino superior no município muito importante para aqueles que iniciam a carreira e buscam a formação.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva lembrou que precisou sair da cidade para se formar e hoje, é com muita alegria que vê esta oportunidade em seu município. Destacou o trabalho da coordenadora do Polo/SAP, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e agradeceu a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que está com cursos presenciais em Santo Antônio.

A tarde contou com apresentações de dança de alunos do programa AABB Comunidade de SAP e do grupo Ferrugets, de Tramandaí e de encenações de Rosália Winck de Barcelos e de Gioconda. A principal atração foi a palestra da secretária municipal de Brejo Santo/CE, Ana Jaqueline Braga Mendes. Ela compartilhou a experiência exitosa na Educação de seu município, onde os Índices do IDEB subiram para 9,6, no primeiro ciclo do fundamental. É o maior do Brasil, que tem média de 5,2.

Ana Jaqueline contou que diversas medidas foram tomadas para que o índice de aprendizado melhorasse tanto, entre elas, destacou a universalização da matrícula, pois a evasão era muito grande, o reordenamento da rede, baixando de 80 para 20 escolas, oferecendo menos unidades escolares com maior qualidade. Focaram na valorização do professor, com formação continuada e melhoria do piso salarial. Exigiram e passaram a fazer avaliação periódica de professores e alunos. Investiram forte na Educação Infantil, que contempla alunos a partir de 1 ano e 8 meses de idade. “A Educação Infantil é a base de tudo, por isso merece uma atenção especial dos gestores”, disse Jaqueline.

A secretária disse que ficou impressionada com a qualidade da Educação em Santo Antônio da Patrulha. “Vocês estão de parabéns por terem um prefeito que tem este olhar fraterno para a educação, uma equipe gestora eficaz e claro, professores que se dedicam pelos resultados.”

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PMSAP