Sedactel promove capacitação em Santo Antônio da Patrulha

08/12/2017

Evento foi organizado pela prefeitura

O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (SEDACTEL), Victor Hugo esteve na Câmara de Vereadores, junto com servidores da pasta, passando informações sobre o novo edital Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC) “Juntos pela Cultura 2” - 26/2017.

A secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha reuniu representantes de diversos segmentos culturais da cidade e também da região. Eles receberam a orientação sobre como apresentar e prestar contas de projetos no edital, que disponibiliza R$ 4.5 milhões para o setor. O secretário diz que este é o maior valor já apresentado no Estado. O secretário agradeceu ao Município pela parceria, e disse que Santo Antônio é a segunda cidade a receber a Sedactel nessa capacitação pelo interior.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva e a secretária da Cultura, Turismo e Esporte Eliana Cunha, participaram do evento, além de representantes dos municípios de Osório, Cidreira, Novo Hamburgo e Tramandaí. Daiçon disse que é muito importante contar com esse apoio do governo do Estado, e que ficou feliz em ver tantas pessoas buscando a informação para projetos que irão fazer bem para suas comunidades.

A exposição de conteúdo foi ministrada pela coordenadora do departamento, Caroline Eskenazi, a partir de uma visão geral sobre o Sistema Pró-cultura RS, que engloba tanto o FAC como a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Na oportunidade,  Caroline destacou situações pontuais, como o processo de habilitação do proponente e toda tramitação do projeto, que acontece on-line por meio do Sistema Pró-cultura. Também reforçou que a inscrição de projetos deve ser feita até o dia 24 de janeiro de 2018, por pessoas físicas e jurídicas de direito privado.

Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura

Originado a partir da abertura de editais de concurso promovidos pela Sedactel, que definem as áreas culturais beneficiadas, limites de valores, prazo de execução e requisitos específicos. O produtor cultural deve apresentar o projeto no prazo e nas condições estabelecidas no edital do FAC escolhido.

São contemplados os projetos melhor classificados, de acordo com as finalidades e quantidades previstas em cada edital. Todos os projetos financiados devem prestar contas conforme previsto no edital e na legislação vigente.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS-PREFASAP