Secretário de Meio Ambiente e Chefe de Gabinete chamam a atenção para destino de resíduos em Santo Antônio da Patrulha

06/06/2019

No Dia Mundial do Meio Ambiente o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha, João Batista Adam e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Gabriel Diedrich, estiveram vistoriando os serviços da Central de Resíduos Sólidos Urbanos, localizada no Morro do Púlpito. Eles aproveitaram a data para informar à população sobre como é feito o trabalho de recolhimento e destinação dos resíduos no município. “Talvez, muitas pessoas não saibam que 17 patrulhenses trabalham na Central, separando o lixo que vem de nossas residências e que, se fizermos a separação em casa, estaremos contribuindo muito com o trabalho deles. O meio ambiente e o erário público. Também sairiam ganhando e os recursos que deixaríamos de gastar com o lixo poderiam ser investidos em outras áreas, como saúde e educação”, explica Diedrich.

Conforme Batista, na Central de Resíduos, todo o lixo produzido e recolhido em Santo Antônio da Patrulha e Caraá, cerca de 640 toneladas ao mês, é separado. O material reaproveitável (35 toneladas ao mês em média) vai para a reciclagem e o restante dos resíduos vai para o aterro sanitário de Tramandaí e, posteriormente, tem como destino final, Minas do Leão.

O custo do recolhimento de lixo é muito alto para o Município, aproximadamente R$ 265.000,00 só no mês passado. Este investimento poderia ser bem menor se houvesse maior consciência ambiental da sociedade. “Hoje passam resíduos pela esteira de triagem desnecessariamente, bastando que cada um fizesse a sua parte em casa, através de compostagem, por exemplo. Como pagamos por peso aquilo que não conseguimos separar para reciclagem, nosso custo encarece à medida que menos reaproveitamos”, lembra o chefe de gabinete.

Outro problema que também onera o poder público diz respeito a falta de educação ambiental, quando resíduos são descartados de forma irregular, em locais inadequados. O secretário conta que nessa quarta-feira, justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente uma máquina retroescavadeira do Município estava na Av. Afonso Porto Emerim, onde, mais uma vez, precisou juntar os resíduos de todo o tipo, despejados clandestinamente. Há um esforço permanente de limpeza e fiscalização com multa, mas não é fácil inibir totalmente os descartes irregulares. “Depois que placas foram colocadas em locais onde as pessoas costumam largar lixo, a situação melhorou bastante, mas, infelizmente, esta prática ainda existe”, lamentou.

Ele afirmou ainda que a implantação da coleta seletiva no Município é uma das metas da secretaria, mas adiantou que “se desde já, cada um fizer a sua parte já teremos muitos ganhos”.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

imagem-noticia imagem-noticia