Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social aporta recursos para garantir abrigo às pessoas em situação de rua

30/07/2021

“Administrar e propor investimentos para o atendimento das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social fazem parte das nossas atribuições à frente da Secretaria”, comenta a secretária Gerusa Silveira, sobre os investimentos que a Prefeitura Municipal, através da sua pasta, tem feito no Albergue.

O poder público, a partir do convênio firmado com a Associação Comunitária Morada da Liberdade, investirá recursos suficientes para que sejam integralmente cobertos os custos relativos à manutenção do espaço e os serviços destinados ao atendimento dos albergados, não somente neste período em que, providencialmente, poderão ser amparados contra o frio, mas numa ação permanente.

A proposta pretende ainda dar uma chance para que essas pessoas se reconstituam cidadãs e por isso ela abrange também o acompanhamento por assistentes sociais. “Estes profissionais fazem uma construção cuidadosa com cada albergado para identificar o que o levou à situação de rua, alguns necessitam de tratamento psiquiátrico ou para dependência química, outros precisam que os vínculos familiares sejam reconstituídos ou simplesmente não possuem meios para voltar para suas cidades de origem, isso tudo precisa ser trabalhado”, destaca a secretária.

Importante ressaltar que o suprimento de todas as necessidades das pessoas acolhidas estão previstas no convênio. “Trata-se de um programa de governo que por iniciativa da secretária Gerusa, estamos construindo desde janeiro quando assumimos a administração. É importante que a comunidade entenda que o Albergue Municipal não é uma ação paliativa e nós não vamos repassar a responsabilidade da sua manutenção para a comunidade”, disse o prefeito Rodrigo Massulo.

Se você deseja fazer doações para as frentes de trabalho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, destine-as para os postos de coleta da Campanha do Agasalho ou para a Vacinação Solidária, no Ginásio Municipal. Esses donativos tem socorrido muitas famílias, diferentemente do Albergue Municipal, cuja manutenção está prevista no orçamento municipal.

Acredite na solidariedade! Nós acreditamos!

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS