Secretaria das Obras de Santo Antônio da Patrulha trabalha com planejamento

28/04/2020

O secretário das Obras, Trânsito e Segurança (SEMOT) de Santo Antônio da Patrulha, André Randazzo dos Reis falou nesta semana sobre a forma de trabalho de sua pasta. Contrariando manifestação de vereadores, de que o acusaram de fazer gastos desnecessários, com a contração de horas máquinas, Deco disse que esta prática é legal e existe porque a SEMOT trabalha com planejamento.

Conforme o secretário, a contratação de uma retroescavadeira, 4x4 (tracionada), para prestar serviços de até 1000 horas-máquina na sede e no interior do município permite a utilização e pagamento das mesmas de acordo com uso. “Ou seja, se eu não precisar não usarei, mas se houver necessidade, se uma de nossas máquinas estragar, por exemplo, estamos com tudo certo, contrato firmado, para não deixar a comunidade desassistida”, explicou.

O secretário explicou que a ata de registro de preço, meio este da contração, previsto no artigo 15º da Lei de Licitações, é um processo padrão da Prefeitura, e também usado para aquisição de materiais e outros equipamentos. O processo consiste na apresentação dos preços pelas empresas à Prefeitura e a com menor valor vence a licitação. Dentro do prazo estipulado, caso a Administração necessite do serviço, será cobrado aquele valor. As atas tem duração de um ano e os serviços só são utilizados caso haja necessidade.

O secretário informou que atualmente a secretaria conta com cinco retroescavadeiras. “Temos cinco retroescavadeiras, uma para a cidade, uma para o pátio e três para o interior, mas elas estragam, os funcionários tiram férias, imprevistos acontecem. E é justamente para um caso de imprevisto que fizemos a ata, se precisar usamos, senão não usamos e nem pagamos”, explicou. O mesmo também ressaltou que são 800 horas para Obras e 200 para a Agricultura.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT

Fonte: ACS-Prefasap