Secretaria da Saúde se reúne com rede municipal de ensino para passar orientações sobre o coranavírus.

17/03/2020

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma equipe da Secretaria da Saúde que faz parte do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus esteve reunido com diretoras das escolas da rede municipal, estadual e particular. O encontro aconteceu no Polo Universitário.

O objetivo era orientar sobre cuidados para prevenir da doença. A secretária Municipal da Educação Dalva Maria Provenzi de Carli falou sobre o momento desafiador que vivemos hoje, “em uma situação saúde pública como esta que estamos vivendo, entendemos que os gestores tem um papel importante, pois tem contato com muitos alunos e pais.” Ela diz que o Comitê irá avaliar a necessidade de suspensão das aulas.

O Secretário da Saúde Charlis Santos falou sobre a importância da prevenção, segundo ele, há mais de um mês medidas já estão sendo tomadas.  “Estamos monitorando excursões, viajantes que foram para fora do estado e até mesmo para o exterior”, afirmou Charlis.

As enfermeiras Rosimeri da Silva Numer, coordenadora da Vigilância em Saúde e Silvia Regina Ceccato, que é diretora técnica na secretaria da Saúde disseram que neste momento o principal a se fazer é prevenir. Lavar muito as mãos e seguir a risca cuidados com higiene ao tossir, espirrar, além de não abraçar e cumprimentar os colegas.

A orientação é que as crianças com sintomas de gripe, como coriza, tosse e principalmente febre, não devam ir às escolas. Mas para que possa ser um caso de coronavírus tem que averiguar se a criança viajou para fora do país ou se alguém teve contato com alguém que viajou. Rosimeri afirmou que os pais devem ter consciência e não levarem os filhos as unidades de saúde, para evitar lotação e contágios.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP