Secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha conclui primeira etapa de projeto de remodelação da pasta

30/04/2019

Uma iniciativa inédita em Santo Antônio da Patrulha vem sendo implantada na secretaria municipal da Saúde. Por meio de uma parceria com a FURG, o projeto gestão estratégica está levantando informações até então não disponibilizadas pelo sistema, como, por exemplo, a satisfação do usuário. Com esses dados, que envolvem procedimentos, conduta de profissionais, entre outras informações, o sucesso nas atividades a que se propõe a secretaria agora está mais próximo.

Na manhã desta sexta-feira (25.04), o prefeito Daiçon Maciel da Silva participou de um encontro com gestores da Saúde Municipal, onde pode conhecer a primeira etapa do projeto de remodelação. A apresentação foi feita pelo secretário Joy Silva, pelo professor da FURG Samuel Bonato e pela ex-secretária da Saúde do Município, Cinéia Santos.

De acordo com o professor, depois de seis meses de pesquisas e estudos realizados, “chegamos a alguns indicadores importantes e que servirão como instrumento para nossa tomada de decisões”.

Uma das primeiras medidas adotadas, que segundo o professor, de imediato se observou a necessidade, foi a mudança no sistema de Recepção no Posto de Saúde Central. “Seguindo a linha dos grandes hospitais, referência em saúde, como por exemplo o Hospital de Clínicas, adotamos o fluxo de acesso único, com apenas uma porta de entrada, garantindo o devido acolhimento e o fluxo do paciente, evitando que o mesmo não fique perambulando por corredores sem a devida informação”, destacou.

Joy lembrou que este é apenas o início de um trabalho sério, "É um trabalho sério, onde os principais processos serão revistos e planos de ação na tentativa de sanar as causas dos problemas serão estabelecidos. Certamente vai mudar para muito melhor o atendimento de Saúde no Município. “Como servidor tenho muito orgulho de estar participando deste processo”, revelou.

O prefeito disse que são muitos os gargalos que precisam ser sanados, mas acredita que com um trabalho como este, “somado à planificação da Saúde, que também está em andamento, teremos melhor resolutividade e consequentemente uma comunidade melhor atendida”, disse.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA