Secretaria da Saúde com atenção especial à mulher trabalhadora neste Outubro Rosa

24/09/2019

Posto Central terá dois sábados de atendimento neste mês

A secretaria municipal da Saúde concluiu a programação para o mês dedicado à saúde feminina, o Outubro Rosa. De acordo com o secretário Charlis Santos, ”nossa preocupação é ampliar a oportunidade para que todas as mulheres possam se prevenir e sabemos aquelas que trabalham fora, tem mais dificuldade em procurar os serviços de saúde”, fala.

Charlis diz que por isso, em dois sábados (no dia 05 e no dia 19 de outubro), das 8h às 16h, a secretaria da Saúde estará atendendo as mulheres com exames preventivos, realização de testes rápidos e consultas com enfermeiros. O hospital Santo Antônio – Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – também é parceiro da campanha e nesses dois dias, 60 mamografias serão disponibilizadas no local, após consulta realizada no posto de saúde central.

A enfermeira Daniela Guimarães lembra que os exames preventivos devem ser realizados em mulheres com idade entre 25 a 64 anos e a mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Ela explica que esta faixa etária é preconizada pelo Ministério da Saúde, mas informa que os casos serão avaliados de acordo com histórico familiar e exame clínico durante a consulta.

Além desses dois dias especiais na campanha Outubro Rosa, a secretaria também disponibiliza em todos os postos, consulta com profissionais enfermeiros que atendem a saúde da mulher.

No dia 24 de outubro, uma palestra gratuita será oferecida com a enfermeira Gabriela Dias. Ela vai falar sobre empoderamento, saúde da mulher e autoestima. O evento será realizado no Centro Clube, às 13h30min e é uma promoção da Cooperja em parceria com a SEMSA, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Confraria do Arroz, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Programa Momento Mulher.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP