Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura participam de encontro parlamentar sobre a inserção da cultura gaúcho no ambiente escolar

21/07/2021

A partir da iniciativa do vereador Sergio Airoldi (Canário – PP) aconteceu, na última quinta-feira (15), o primeiro encontro do parlamentar com as Secretarias de Educação e Cultura do município com a finalidade de discutir a pauta do tradicionalismo nas escolas municipais.

A ideia é trazer para o dia a dia da escola, aspectos da cultura gaúcha que possam ser relacionados com o que estiver sendo trabalhado no currículo escolar, e transformar isso em um Projeto de Lei.

“É possível 'linkar' aspectos da história do Rio Grande do Sul com o conteúdo que está sendo estudado e, assim, tornar familiar o tradicionalismo e a cultura gaúcha para a vida das crianças. Podemos falar das regiões de produção da erva-mate quando o assunto for geografia e usar contos de autores gaúchos nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo”, sugere o vereador.

A secretária da Educação, Josélia Fraga, mencionou que foi muito positiva a postura do vereador que a procurou, inicialmente, para trabalhar a semana da cultura gaúcha e, seguindo a forma como vem se construindo as relações na Secretaria, os professores ligados à área da cultura e da história foram mobilizados para contribuírem com esse diálogo.

“O resultado foi muito positivo e os professores adoraram participar dessa discussão. A construção é conjunta, e só podemos agradecer ao vereador por essa compreensão, não só nesse caso, pois temos encontrado as portas do Legislativo sempre abertas. É válido destacar que na reunião os professores puderam mostrar as ações que já são feitas nas escolas e, assim, qualificar ainda mais o projeto”, disse a secretária.

O próximo passo será a mobilização do ensino estadual e privado estendendo a proposta para todas as escolas da cidade.

O encontro aconteceu na sala de reuniões do Centro de Convenções Qorpo Santo, com a presença de representantes das escolas municipais, do secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Cristiano Quevedo, da diretora pedagógica da Secretaria da Educação, Maria Suzete Gross, da coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação, Angelita Borges Cardoso, do pupervisor da SEMED, professor Sérgio Paulo de Fraga, e do historiador Fernando Lauck.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS