Secretaria da Educação de Santo Antônio da Patrulha abre programa de formações para 2019

19/03/2019

A secretaria Municipal da Educação – SEMED abriu nesta terça-feira (19/03), o Programa de Formação Continuada 2019. Implantado ainda em 2017, o Educasap vem se fortalecendo a cada ano e novidade para este exercício é a contratação da Zelo – Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil. Além de atuar na formação dos educadores e gestores da Educação Infantil, a atuação também se dará na formação dos professores das Escolas de Ensino Fundamental.

O primeiro encontro de trabalho foi voltado para os profissionais dos Berçários das Escolas Municipais de Educação Infantil, ministrado pela Educadora Camila Bettim. No Sindicato dos Trabalhadores Rurais ela falou sobre “o trabalho pedagógico junto aos bebês: demandas, princípios e identidade do educador”.

Conforme a secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, a formação tem um reflexo muito positivo nas crianças e no aprendizado, mas também vai ao encontro com a valorização do professor. “Estamos vivendo tempos muito difíceis e eu preciso deixar aqui a minha manifestação sobre o respeito e admiração que tenho por todos vocês, professores”.

Dalva explicou que na Educação Infantil, se buscará a formação para aqueles profissionais que atuam diretamente com as crianças (professores e auxiliares), visando reforçar princípios da abordagem pikleriana (que prega a importância da autonomia da criança desde os primeiros meses de vida) e fortalecer a identidade dos profissionais enquanto educadores de crianças pequenas. Também irá procurar atender a necessidade de suporte teórico-técnico para o trabalho dos gestores escolares, visando avançar mais na qualidade do atendimento oferecido pelas escolas de educação infantil do município - EMEI, a partir de inspiração nessa abordagem.

A formação será realizada durante todo o ano. Para os profissionais das Escolas de Ensino Fundamental, a formação inicia no próximo dia 3 de abril.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP