Secretaria da Cultura concede incentivo à literatura

06/08/2020

O recurso de R$ 100 mil obtido através de projeto junto ao Governo do Estado, por meio do Pró-cultura FAC RS, no final de 2019, junto à contrapartida do Município no calor de R$ 17 mil, começa a ser pago pela a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes - SECTE nesta semana. O montante total de R$ 117 mil será pago em quatro parcelas, sendo a primeira destinada pela secretaria à área da literatura no valor de R$ 29.412,00. Trata-se de pagamento de parte do Edital Incentivo às Manifestações Culturais em Santo Antônio da Patrulha, o qual contemplou quatro projetos nas áreas de literatura, música, teatro e dança.
Na área literária, sagrou-se vencedor o projeto "Contos distritais", de Luiz Eduardo da Costa Gomes, o qual se comprometeu a escrever contos envolvendo os distritos patrulhenses. Além de fazer o livro de forma impressa, o mesmo será colocado em meio digital em áudio, a fim de ser acessado por pessoas com deficiência visual.
A secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha, revela que foi um longo caminho até que o recurso chegasse às mãos dos vencedores do edital municipal. "Finalmente, os quatro projetos poderão ser executados. Estamos curiosos e otimistas pelo resultado final", comemora ela.
Já o diretor de Cultura, Márnei Consul, se diz contente pelo incentivo à literatura. "Sou escritor e sei o quanto é difícil haver iniciativas do poder público nesta área. Por isso, ela foi levada em conta quando elaboramos o edital", finaliza ele.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS