Secretaria Municipal da Saúde oferece Programa de Controle do Tabagismo

13/09/2017

Tratamento é realizado pelo CAPS

A secretaria municipal da Saúde, por meio do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial – está oferecendo um programa de Controle do Tabagismo. O tratamento é realizado no próprio CAPS e no posto de Saúde do bairro Bom Princípio. De acordo com a secretária Magda Bartikoski e ideia é expandir o programa. “Neste ano conseguimos ampliar para o bairro Bom Princípio e estamos alcançando bons resultados, por isso queremos levar a oferta de tratamento para outras unidades”, comentou.

O psicólogo Prehm Lahiri conta que desde que o programa foi implantado, em 2015, treze grupos foram formados, totalizando 175 participantes. “A partir do acompanhamento realizado, 60% dos usuários interromperam o uso de cigarro e 32% deles não concluíram o tratamento”.

Na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a equipe do CAPS Sempre Viva, de Santo Antônio da Patrulha realizou uma ação de conscientização sobre a importância de parar de fumar. Interessados no tratamento podem procurar o CAPS, que fica localizado na Várzea (Rua João Pedroso da Luz, 373) ou nos Postos de Saúde da Palmeira, Miraguaia, Agasa e Bom Princípio. Mais informações pelo telefone: 3662.6772.

Apesar de todo o conhecimento que se tem sobre os males causados pelo tabagismo, ainda hoje, o número de fumantes é muito alto. De acordo com o Ministério da Saúde, as estatísticas mostram que os fumantes, quando comparados aos que não fumam, apresentam riscos 10 vezes maior de adoecer com câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Outro dado apresentado pelo Ministério é a grande dificuldade que os fumantes encontram para deixar de fumar. Isso acontece principalmente, por causa da nicotina, uma das substâncias presentes na composição do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha, entre outros), que causa forte dependência. Esta substância produz sensações de prazer, o que pode levar ao abuso e à dependência. Ao ser ingerida, a nicotina produz alterações no sistema nervoso central, modificando o estado emocional e o comportamental dos indivíduos.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA