Secretaria Municipal da Saúde inicia campanha “Dezembro Vermelho”

01/12/2017

A secretaria municipal da Saúde iniciou neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a campanha de conscientização contra a doença. Conforme explica a enfermeira Eliese Denardi Cesar, Dezembro é o mês de campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e também de outras infecções sexualmente transmissíveis. A primeira ação aconteceu nesta sexta-feira (01/12), onde servidores da secretaria realizaram pedágios em pontos da cidade, distribuindo panfletos e orientações sobre a campanha.

No dia 15 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) estará disponibilizando a população orientações em saúde e realização de testes rápidos para detecção dos vírus do HIV e também sífilis, hepatite B e C.

Os testes rápidos poderão ser realizados nas unidades de saúde ESF Vila Palmeira, ESF Menino Deus, Posto de Saúde Central, ESF Bom Princípio, ESF Miraguaia e ESF Várzea. Na ESF Agasa será realizado dia 14 de dezembro (quinta).

Elise lembra ainda que os testes rápidos são gratuitos e sigilosos, demoram em média 30 minutos para seu resultado.

Sobre o HIV:

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações (Ministério da Saúde).

Mais informações – vigilância epidemiológica – 51 3662 1639

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA