Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Secretaria Municipal da Educação lança projeto de ação literária “Autora na Escola”

imagem-noticia

02/05/2022

Em preparação para a 12ª Feira Municipal do Livro, que acontece em agosto, a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) promove a ação literária “Autora na Escola”. Neste projeto, a escritora e contadora de histórias Rosane Castro visita todas as escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental. Além da contação de histórias lúdicas, também serão propostas atividades com base na obra da autora.

Na primeira etapa, durante o mês de abril, o projeto iniciou com visitas nas EMEIs Pinguinho de Gente, Pequeno Aprendiz, Moranguinho, Soneca, Fatia do Sol, Balão Mágico e Ilha Encantada, e nas EMEFs Santa Inês, Nercy Rosa, Antônio Laureano da Cunha Filho, Madre Teresa, José de Anchieta e Nossa Senhora da Medianeira. O objetivo é fomentar a leitura e a escrita, por meio de um trabalho lúdico, baseado no livro “De quem é a Casa?” da escritora Rosane Castro e da ilustradora Monika Papesku.

De acordo com as coordenadoras pedagógicas da SEMED e do Projeto Incentivadores de Leitura, Angelita Borges Cardoso e Larissa da Silva Boeira, a aproximação com a autora traz um resgate de memórias para as crianças e professores, pois suas obras foram trabalhadas intensamente nas escolas durante 2021. “Esse vínculo começou a ser estabelecido através da apropriação do trabalho da autora. O livro é um objeto lúdico, sensorial e artístico, que permite a criação desta ligação, em que a literatura é estímulo para uma relação especial com a leitura e com a escrita, bem como para a formação de leitores, interpretadores e até mesmo novos escritores”, explica Angelita.

O novo livro de Rosane Castro, “De quem é a Casa?”, usa de metáforas para falar de temas fundamentais como o respeito à diversidade e as relações entre as pessoas. Uma referência é a obra de Gilberto Freyre, que chama nossa atenção para a importância da casa para a estruturação da sociedade brasileira. A casa como um arquétipo capaz de nos fazer refletir sobre nós mesmos e sobre o outro. A casa como estrutura de nosso mundo pessoal e arquivo de experiências e memórias que, juntamente com o corpo, constrói a nossa identidade.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED 

Fonte: ASCOM

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia
Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha