Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente distribui mudas de batata-doce para produtores da agricultura familiar

03/12/2014

No dia 27 de novembro, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha, Dirceu Luiz Lopes Machado, acompanhado do Diretor de Expansão Rural, Ronaldo Borba, visitaram duas propriedades de produtores da agricultura familiar, na localidade de Canta Galo para distribuir novas variedades de mudas de batata-doce.

De acordo com Borba as mudas foram desenvolvidas pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. As mudas são da espécie BRS Cuia, BRS Rubissol e BRS Amélia. “Como esses agricultores já fornecem suas produções para a merenda escolar da rede municipal e estadual, a ideia é que sejam multiplicadas essas mudas para que mais produtores tenham acesso a essas novas variedades”. Ele explica ainda que este melhoramento genético possibilitou o aumento das características nutricionais como o teor de amido, glicose e proteínas, além da alta produtividade, podendo chegar até 40 toneladas por hectare.

Na propriedade do agricultor João Carlos Ferreira é produzida toda a batata-doce servida na merenda escolar do município. Para o próximo ano também já está garantido esse fornecimento. Este trabalho tem sido desenvolvido através da secretaria com o intuito de inserir novos produtores no fornecimento da merenda, o que tem melhorado a qualidade dos produtos que chegam às escolas.

Dando sequência no trabalho de fortalecimento dos agricultores, a Secretaria Municipal da Agricultura junto com o STR, Emater e Embrapa estará realizando um dia de campo no dia 18 de dezembro na propriedade do agricultor João Carlos, onde será ministrado pela Pesquisadora Andréa Noronha uma oficina de multiplicação de mudas.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP