Saúde tem mais uma etapa de formação permanente

29/06/2018

O secretário de Saúde em exercício, Joy Silva abriu nesta quinta-feira (28/06), mais um encontro de Educação Permanente. Desta vez, o tema abordado foi a Assistência Farmacêutica. Durante o dia, os servidores da Saúde aprenderam sobre o tema com os palestrantes: Altemar Toson da Costa, Danúbia Bonfanti dos Santos Godoi, Dênis Cardoso Rocha, Juliana Boeira de Barcelos.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva participou da abertura do evento e salientou a importância da formação continuada em prol do melhor atendimento aos cidadãos. Ele aproveitou para anunciar que os 240 mil recebidos pelo deputado Alceu Moreira, através de emenda parlamentar serão investidos em medicamentos.

O farmacêutico responsável técnico pela Assistência farmacêutica do Município, Denis Cardoso da Rocha falou sobre o Ciclo da Assistência Farmacêutica, que envolve a seleção, a programação, a aquisição, o armazenamento, a distribuição e a utilização, prescrição e dispensação do produto. “A farmácia não existe apenas para entregar o medicamento. Através da equipe que nela atua, existe a necessidade de integração e acompanhamento do paciente”, explicou.

Denis destacou algumas medidas adotadas para melhor atender a população, tais como o aumento do valor da contrapartida do município, junto aos recursos vinculados para a compra de medicamentos, que passou de R$ 90 mil para R$ 500 mil em 2017. “O uso racional do medicamento também é um objetivo que buscamos para evitar o desperdício e para o sucesso do tratamento do paciente. Além da centralização das unidades de farmácias no Posto Central e interior, também está sendo criada uma Comissão de Medicamentos”, disse Denis.

A farmacêutica Juliana Boeira de Barcelos, que atua na Vigilância Sanitária chamou a atenção para o trabalho que os profissionais da Saúde podem realizar para conscientizar a população sobre o descarte e a conservação de medicamentos. Ela disse que a Vigilância lançou no mês passado o projeto de melhoria nas prescrições das receitas, visando a melhor identificação das mesmas, evitando aquisições e uso inadequado do medicamento.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP