Saúde apresenta relatório do 1º quadrimestre e hospital presta contas

20/06/2018

A secretaria municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde apresentaram os relatórios do 1º quadrimestre na manhã desta terça-feira (19/06), na Câmara de Vereadores.  Na ocasião também aconteceu a prestação de contas da gestão do hospital Santo Antônio, pelo gerente Hospitalar Maurício Fogaça e pela médica e  diretora técnica, Márcia Muller

O evento contou com a participação do prefeito Daiçon Maciel da Silva, vereadores, servidores municipais, representantes de entidades e comunidade. Daiçon agradeceu o trabalho da equipe da Saúde e do Conselho, no cuidado com o controle do gasto do dinheiro público. “Nós sabemos que os investimentos para a saúde nunca são suficientes. Hoje, o município está investindo quase 30% em saúde, quando o exigido por lei é 15% e sabemos, que quando se trata desta área é quase impossível cortar custos.”

Maurício trouxe os relatórios de serviços, incluindo atendimento médico, internações, realização de exames e cirurgias, bem como os investimentos do período. No primeiro ano de funcionamento do hospital sob a gerência da Santa Casa, 46 mil atendimentos foram realizados.

O secretário adjunto da Saúde, Joy Silva apresentou o comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2017 e o mesmo período de 2018. Os gastos em Saúde no primeiro quadrimestre foram de R$ 8.069,781,83, 14,25% a mais do que no exercício anterior, no mesmo período. Em abril de 2018, ao fechar o relatório do primeiro quadrimestre, o Município investiu 24% em saúde.

Joy destacou o trabalho na busca da redução do gasto, com a implantação do transporte de pacientes terceirizado e a redução de CCs, de 27 (em 2016) para 15 (2018) e disse que a secretaria, com o auxílio do conselho de saúde vem se empenhando ao máximo para melhor aplicar os recursos. Falou da necessidade de investimentos no hospital, mas que segundo ele, trará bons resultados para o município. “Acredito que o hospital, com a vinda da Santa Casa é um sonho que custa caro, mas que vai valer a pena”.

O secretário adjunto disse que mais informações podem ser encontradas no blog do Conselho Municipal de Saúde: cmspatrulha.blogspot.com.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP