Saúde Inaugura sua Farmácia Solidária

13/03/2020

Aconteceu na tarde dessa quinta-feira (12/03) a inauguração da Farmácia Solidária, projeto desenvolvido no Posto de Saúde Central com o objetivo de arrecadar doações de medicamentos que já não são mais utilizados, beneficiando outras pessoas no seu tratamento.

O ato de inauguração contou com a presença de Prefeito Daiçon Maciel da Silva e da Primeira Dama, secretária Adjunta da Saúde do Estado, Aglaé Regina da Silva, do vereador Rodrigo Massulo, representando a presidência do Legislativo,  vereadores, secretários municipais e do Padre Adalberto Lumertz,

O Projeto de Lei da Farmácia Solidária foi aprovado ano passado pela Assembleia Legislativa, tendo como autora a Deputada Fran Somensi, que compareceu a inauguração.  O projeto iniciou em Farroupilha, onde Fran é primeira-dama do município. Em mais de três anos,  beneficiou mais de 10 mil pessoas, dispensando mais de R$ 1,3 milhão em medicamentos e destinando mais de duas toneladas de medicamentos ao descarte correto.

Os farmacêuticos da secretaria da Saúde Denis Cardoso e Danubia Bomfanti explicam que para ser beneficiado é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência em Santo Antônio da Patrulha e cadastro na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

O secretário Charlis Santos diz que pode ser doado à Farmácia Solidária qualquer tipo de medicação, inclusive fora das caixas: antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, linha injetável, leites especiais, poli vitamínicos, anti-hipertensivos, remédios de controle especial, colírios, entre outros.

A iniciativa de implementar a ação em Santo Antônio da Patrulha partiu da servidora da saúde Claudia Santos, que se emocionou ao falar sobre o projeto. “Hoje é um dia muito especial, não só pra mim, como para a população patrulhense e todos os envolvidos, pois implantar um projeto social e ambiental ao mesmo tempo faz diferença na vida das pessoas”.

O prefeito Daiçon agradeceu ao secretário da Saúde e a equipe da pasta por buscar a inovação para melhor atender a população. "Parabéns pelo empenho de todos e também à deputada Fran, que colaborou na implantação do nosso projeto", disse.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP