Santo Antônio volta a adotar os protocolos da bandeira preta nesta terça-feira

09/03/2021

A partir desta terça-feira (09), após o Lockdown, Santo Antônio da Patrulha retorna as regras de distanciamento da bandeira preta.
Segundo consta em Decreto Estadual, a Bandeira Preta será aplicada em todas as cidades do RS até o dia 21/03. Já a regra de suspensão geral das atividades, entre 20h e 05h, vai até dia 31/03.
Aqui no município foi adicionada uma regra específica para regular o funcionamento de fruteiras, padarias, minimercados, mercados e supermercados. Agora eles precisam disponibilizar 01 colaborador na porta de entrada, limitar o número de clientes a no máximo 03 por caixa e permitir a entrada de apenas 01 pessoa por família.
No Decreto Estadual, conforme anunciado pelo Governador no fim da semana passada, a mudança mais significativa é a proibição da venda de produtos não essenciais nos comércios essenciais.
Pra ajudar no entendimento desta condição, separamos alguns esclarecimentos já feitos pela PGE nos meios de comunicação.
- O que são produtos essenciais?
São produtos de alimentação, saúde e higiene, bem como aqueles indispensáveis às necessidades inadiáveis, cuja falta pode colocar em risco a saúde e a segurança da comunidade.
- Produtos específicos para estocagem e confinamento, como velas, fósforos, potes, panos e lâmpadas podem ser vendidos?
Sim. Materiais para preparo e armazenamento de comida, como panelas e potes, além de produtos como lâmpadas, velas, isqueiros e fósforos, estão com venda liberada.
- Material escolar, material de construção, ferramentas e ferragem são essenciais?
Sim.
- Produtos relacionados à telefonia, como cartões pré-pagos, cabos, podem ser vendidos, inclusive em farmácias?
Sim. Cartões e equipamentos de recarga e reparo são considerados essenciais.
- Eletrodomésticos, roupas e produtos de decoração são essenciais?
Não. Tais produtos só podem ser vendidos por telentrega.
- Os produtos cuja venda está proibida precisam ser retirados da gôndolas?
Não. Ele podem ser cobertos por lonas ou sofrer restrição de acesso nos corredores. O fundamental é não estar disponível aos clientes.
- Bebidas alcoólicas e produtos veterinários são essenciais?
Sim. Entram no rol todo tipo de bebida e alimentos para uso humano ou veterinário, bem como itens de higiene humana e animal.
- As flores estocadas para o Dia Internacional da Mulher podem ser vendidas ou precisam ser descartadas?
Por determinação do governador, considerando que se trata de um bem perecível, será acolhido o pedido de prorrogação da entrada em vigor quanto a este item.
- Quem vai fiscalizar o cumprimento das restrições?
A fiscalização é concorrente, ou seja, todas as autoridades, municipais e estaduais, devem fiscalizar.
- Há previsão de multa ou interdição dos estabelecimentos infratores?
Multa e/ou interdição.
- Os supermercados e outros estabelecimentos podem vender produtos não essenciais para quem encomendar e for buscar no local sem entrar na loja?
Não pode takeaway. Telentrega sim.
É sempre importante destacar que na bandeira preta o comércio de não essenciais pode trabalhar apenas por telentrega. É proibido o atendimento na porta ou balcão.
Para denúncia referente ao descumprimento do decreto de calamidade, ligue 3662.8424, na ouvidoria da prefeitura (seg. a sex., das 8h às 12h e das 13h às 17h). Após este horário e no final de semana, ligue 99865.8229.

Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS