Santo Antônio sediará assembleia do Conselho Mundial das Casas Açorianas

26/11/2018

A Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul sediará, de 5 a 9 de dezembro, a XXI Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores. O evento congrega 14 casas dos açores espalhadas em diversos países, tais como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Uruguai, entre outros. A assembleia acontece a cada ano em uma das casas apoiadas pelo Governo Autônomo dos Açores.

A presidente da casa gaúcha, Carla Marques Gomes, em encontro com o prefeito municipal, Daiçon Maciel da Silva e com o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz solicitou que Santo Antônio da Patrulha recebesse uma das reuniões de trabalho, a qual ocorrerá no dia 7 de dezembro, das 10h às 16h, na Câmara de Vereadores. Ainda na data, os integrantes da assembleia visitarão os pontos turísticos que passam por revitalização na cidade, bem como irão saborear um café colonial feito em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha e o Museu Caldas Júnior. Também participaram do encontro os secretários da Educação, Dalva Provenzi, e da Cultura, Turismo e Esportes em exercício, Márnei Consul e a historiadora patrulhense, Vera Maciel da Barroso.

Para o prefeito essa reunião de representantes de diversos países com o objetivo de reforçar e reviver nossas origens é muito importante. “O cuidado que temos em preservar nossa história passa por essa troca de experiências, pois queremos sempre melhorar. Estamos muito felizes por ser lembrados nesta ocasião”, disse.

Na reunião de trabalho, os presidentes das casas e representantes do Governo dos Açores, o que totaliza 30 integrantes, diversos temas sobre a açorianidade  nas regiões e países participantes são discutidos, tais como políticas culturais adotadas e apresentação de relatórios de atividades.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS-PREFASAP