Santo Antônio recebe encontro regional do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)

13/07/2018

Santo Antônio da Patrulha recebeu nesta quinta-feira (12/07) o encontro regional do Programa Primeira Infância Melhor. Promovido pelo governo do Estado, o dia de trabalho reuniu coordenadores e representantes do Programa da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva participou da abertura e destacou a importância que ele, enquanto gestor vê no programa. “Desde a assinatura do Marco Legal da 1ª Infância, o PIM vem sendo considerado modelo de programa de visitação domiciliar com enfoque em desenvolvimento integral da 1ª infância no país. Infelizmente hoje existem muitos casos de famílias em situação de vulnerabilidade social, com problemas relacionados à drogadição e a violência, entre outros. Com o PIM, percebemos que conseguimos trabalhar as relações familiares e oferecer um caminho melhor para essas crianças, bem como para seus familiares. A tarefa das visitadoras não é fácil, mas acreditamos que se um indivíduo for salvo, todo nosso esforço estará valendo a pena”, disse o prefeito.

Daiçon também lembrou que o Município aderiu ao programa Criança Feliz, do Governo Federal e que trabalha a mesma metodologia do PIM, diferindo apenas na faixa etária de atendimento. O PIM atende crianças de 0 a 3 anos e o Criança Feliz, amplia este atendimento até os cinco anos.

A coordenadora interina do PIM no Estado, Gisele Mariuse da Silva explicou que o encontro realizado em Santo Antônio faz parte da formação continuada da equipe e que, na ocasião, o foco seria gestação e desenvolvimento Infantil.  Ela trouxe dados de estudos realizados sobre o programa, que confirmam o sucesso da metodologia utilizada pelo PIM. Segundo Gisele, atualmente o PIM realiza 40 mil atendimentos ao ano. Um estudo apresentado recentemente pela UFPEL mostrou que com o programa o número de óbitos por causas externas em crianças de 0 a 1 ano diminuiu. Outro dado apontado em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro mostra que 82% das famílias atendidas pelo PIM tiveram uma melhora significativa na relação com a rede de serviços públicos.

De acordo com a coordenadora do PIM local, Camila Santos, em Santo Antônio, 56 famílias estão participando do programa de diversas partes da cidade: Saibreira, Várzea, Herval, Cohab, Jaú, Lomba da Páscoa, Bom Princípio, Assis Brasil e Cidade Alta.

O PIM e o Criança Feliz são desenvolvidos através de visitas domiciliares e comunitárias semanais às famílias, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA