Santo Antônio recebe 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual independente

15/04/2014

O município de Santo Antônio da Patrulha, através do Programa Municipal de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, foi contemplado com o programa nacional “Circuito Tela Verde”. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do  Meio Ambiente coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC, executada pelo Departamento de  Educação Ambiental, em parceria  com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que tem como  objetivo estimular a produção  audiovisual independente sobre  a  temática socioambiental.

O Circuito surgiu em 2008, com o objetivo principal de atender à demanda dos espaços educadores por material audiovisual para se trabalhar a educação ambiental. No ano de 2014, os filmes exibidos irão tratar de temas como resíduos sólidos, preservação da fauna, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, indígenas, unidades de conservação, agricultura familiar, desmatamento, dentre outros. A quinta edição está prevista para acontecer em nosso município na Semana do Meio Ambiente, no começo de junho.

Jovens, crianças e adultos são estimulados a olhar seu meio e traduzir, em linguagem audiovisual, suas realidades. Dessa forma, busca-se conscientizar as pessoas da importância de suas ações nos processos de gestão ambiental. A comunidade não só pode, como deve participar  destes processos  voltados para a sustentabilidade  e  consciência coletiva.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM