Santo Antônio da Patrulha recebe visitantes de diversos países para Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores

10/12/2018

Santo Antônio da Patrulha recebeu visitantes de diversos países na última sexta-feira (07/12), na Câmara de Vereadores, para um dia de trabalho da XXI Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores. O evento congrega 14 casas dos açores espalhadas no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Uruguai, entre outros. Além do prefeito Daiçon, também prestigiaram o evento, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o presidente da Câmara de Vereadores Jorge Eloi de Oliveira e as secretárias municipais da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli e da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha.

A assembleia acontece a cada ano em uma das casas apoiadas pelo Governo Autônomo dos Açores. Neste ano o encontro foi realizado na Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs), que tem sede na Aldeia dos Anjos e, atualmente, é presidida pela açoriana Carla Verônica Cedros Fernandes Marques Gomes. Também integra a Casa açoriana gaúcha, a patrulhense Vera Lucia Maciel Barroso, que contribuiu para a realização do evento em Santo Antônio. A agenda, que foi aberta no dia 05 de dezembro contou ainda com eventos em Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre. Durante a assembleia diversos temas sobre a açorianidade  nas regiões e países participantes foram discutidos, tais como políticas culturais adotadas e apresentação de relatórios de atividades.

Cerca de 30 pessoas, incluindo presidentes ou representantes das 14 Casas dos Açores estiveram no município patrulhense. A comitiva incluiu também autoridades e jornalistas açorianos.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva deu as boas vindas aos visitantes e falou da importância dessa troca de experiências entre os países, especialmente para o fortalecimento das raízes açorianas.

O secretário regional adjunto da Presidência para as Relações Externas do Governo Regional dos Açores, Dr. Rui Bettencourt agradeceu a receptividade do município patrulhense e destacou a excelente gestão da presidente Carla Marques.

O dia de trabalho incluiu a apresentação da palestra “Açorianos no Rio Grande do Sul: História e legado Cultural”, proferida pela historiadora Vera Lucia Maciel Barroso, visita guiada pelo pesquisador Jaime Nestor Müller ao centro histórico de Santo Antônio da Patrulha. O encerramento aconteceu no Jardim Imperial do Museu Caldas Júnior, com uma confraternização promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico e pela Fundação Museu, com o apoio da empresária Angela Provenzi.

O evento foi realizado pela prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através das secretarias municipais da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes em parceria com a Casa dos Açores, Câmara de Vereadores, Instituto Histórico e Geográfico e Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia