Santo Antônio da Patrulha na campanha Novembro Azul

16/11/2017

Com o tema “prevenção também é coisa de Homem”, a secretaria municipal da Saúde preparou uma programação especial neste mês, com a campanha Novembro Azul.  A secretária Magda Bartikoski diz que a prevenção é um trabalho tão importante quanto o tratamento de doenças, mas assegura que evitar uma enfermidade sempre será melhor para o ser humano e para o poder público.

De acordo com Magda, o Novembro Azul já esteve muito relacionado com o câncer de próstata, mas que com o tempo a campanha vem se ampliando, buscando conscientizar para a saúde do homem, abordando diversas doenças que podem ser evitadas diante de uma rotina saudável. “Mais do que alertar para os riscos do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul, quer  chamar a atenção dos homens para a saúde em geral. A ideia é incentivar as visitas regulares ao médico como medida preventiva de várias doenças”.

O câncer de próstata é um tumor maligno mais frequente entre homens, após o câncer de pele. Estatísticas mostram que a cada seis homens, um tem a doença. Homens com mais de 45 anos e que possuem fatores de risco para a doença - ou tem mais de 50 anos – deve procurar um médico. Além disso, todo o paciente com sintomas urinários, independente da idade ou fator de risco, deve procurar orientação profissional.

Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso.

Atendimento Médico exclusivo durante todo o mês de novembro.

Testes rápidos HIV / Sífilis / PSA

Posto de Saúde Central - *com limite de atendimento