Santo Antônio da Patrulha inaugura sua Unidade Sentinela Covid – 19

29/06/2020

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva inaugurou na manhã desta segunda-feira (29/06) a Unidade Sentinela Covid – 19. O local totalmente reformado em um prédio próprio da Administração Municipal irá atender exclusivamente pessoas com sintomas da doença, fazendo a integração direta com o hospital Santa Casa Santo Antônio, se necessário. Uma ambulância de prontidão estará a postos na Unidade para fazer este deslocamento. Para evitar aglomerações a solenidade ocorreu com transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura e foi acompanhada por centenas de pessoas.
O secretário da Saúde, Joy Silva disse que a Unidade está pronta no momento certo, em que o município, região e estado gaúcho encontram-se em curva ascendente e destacou o empenho do ex-secretário da Saúde, Charlis Santos, “que plantou esta semente e lutou para que tivéssemos este espaço pronto quando mais precisamos.” Joy agradeceu ao poder Legislativo, representando na ocasião pelo presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre e a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram com doações e trabalho voluntário. O vereador destacou a união dos poderes para que resultados sejam conquistados para a coletividade.
A unidade conta com cinco quartos de isolamento, cinco consultórios para atendimento, triagem, farmácia, observação, sala de emergência, sala de nebulização e copa.
O prefeito Daiçon destacou a importância de o investimento em um prédio próprio da prefeitura, “onde futuramente poderemos implantar uma nova Estratégia de Saúde da Família, a do bairro Madre Teresa ou abrigar outros setores da saúde, como a Vigilância em Saúde ou o CAPS, que hoje funcionam em prédios locados”, disse. O Município investiu aproximadamente 380 mil na Unidade Sentinela. Os recursos são provenientes do poder Legislativo e de reserva de contingência do Executivo.
Hospital
Após a inauguração, o prefeito e o secretário da Saúde estiveram no hospital conferindo as instalações para atendimento de casos da Covid -19, equipada com mais dois novos respiradores, enviados pelo Estado na semana passada. Conforme a diretora técnica do hospital, Dra. Marcia Muller o hospital conta com leitos, setor de isolamento e 10 respiradores. “A condição dos pacientes em internação é estável e pretendemos continuar assim, mas estamos preparados aqui no hospital para atender casos da doença”, confirmou. A gerente hospitalar da Casa de Saúde, Rúbia Wingert disse estar muito feliz com a criação da Unidade Sentinela que irá fazer o primeiro atendimento, dando o suporte ao paciente e fazendo o encaminhamento para o hospital se necessário.
A Unidade Sentinela, equipada com médicos e enfermeiros, entre outros profissionais de saúde, atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Após este horário, em caso de urgência, pacientes devem se dirigir ao hospital. O telefone para mais informações da Unidade é: 3662.7565.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS