Santo Antônio da Patrulha contará com recursos ao acolher Venezuelanos

21/09/2018

Aconteceu na manhã de quarta-feira (19/09), no gabinete do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, uma reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social sobre o projeto de interiorização e acolhimento de Venezuelanos no município.

Foram convidados para o encontro representantes de diversos setores da sociedade. Participaram da reunião, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha - ACISAP, Paulo Machado, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Eloi e o vereador Jair Beloli, secretários municipais e representantes das Igrejas Católica (Pe. Vilson e Pe. Ozeias), Evangelho Quadrangular (Pastor Jair) e Assembleia de Deus (Pastor Erni).

De acordo com o prefeito Daiçon, “só teremos a ganhar estendendo a mão para os estrangeiros que precisam de nossa ajuda e, sinceramente eu acredito que só iremos nos fortalecer com este ato de amor.”

Conforme explicou Niusarete Lima, coordenadora Geral de Serviços de Acolhimento do Ministério do Desenvolvimento Social, o município receberá recursos para isso, depois de enviar o plano de ação que estabelece o número de pessoas que virão e qual o perfil daqueles que serão acolhidos;

- Diversos ministérios estão envolvidos dando suporte para o acolhimento, inclusive depois dos seis meses iniciais. Além dos Ministérios a ação também é sustentada pela Força Aérea Brasileira, Exército, Marinha do Brasil, ONU, entre outras organizações não governamentais;

- Além disso, todos esses Ministérios estarão apoiando Santo Antônio da Patrulha e os patrulhenses em outras causas, relacionadas à assistência social, saúde, educação, segurança, etc;

- Trata-se de um projeto de Estado, que irá perdurar independente de governo, composto por equipes técnicas e muito bem organizado;

Após a apresentação do projeto foi aberto espaço para pergunta e ao final da reunião, todos disseram sim para esta acolhida.

O prefeito Daiçon disse que é muito importante a transparência neste projeto, para que a comunidade também seja parceria neste processo de acolhimento. “Infelizmente nosso desejo de ajudar gerou uma grande polêmica na cidade, dividindo opiniões entre os que apoiam a acolhida e os que acreditam que o município não tem estrutura para isso. Estamos sim, com dificuldades financeiras, como todos os municípios brasileiros, mas não teremos que abrir mão de serviços para os patrulhenses em função da chegada dos Venezuelanos. Outro ponto importante a ser destacado é que eles têm no mínimo o ensino médio concluído e mão-de-obra qualificada, que muitas vezes os empresários não encontram no município. Eu acredito que eles vêm para somar”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores disse que é favorável ao projeto de interiorização e se colocou a disposição para ajudar.

A secretária municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos assegurou que o Município oferece toda a ajuda necessária às famílias de baixa renda de Santo Antônio da Patrulha, através de programas sociais, de doações e de cursos de qualificação profissional. “Hoje, não temos no município registro de famílias ou pessoas que passem fome e estamos sempre prontos para atender aqueles que precisam de ajuda”, garantiu.

Ficou determinado ainda que um comitê será formado para a elaboração do plano de ação, bem como para a implantação e acompanhamento do projeto de acolhimento de Venezuelanos em Santo Antônio da Patrulha.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP