Santo Antônio da Patrulha conta com ecoponto para coleta adequada de lâmpadas

28/04/2021

O departamento do Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, anunciou nesta semana que a cidade já conta com um ecoponto para coleta adequada das lâmpadas descartadas por pessoas físicas. Será na loja de materiais de construção Redemac, unidade da João Pedroso da Luz.
A coleta das lâmpadas usadas é parte do sistema de logística reversa, uma prática que promove a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, como o caso das lâmpadas, sejam suas embalagens descartadas.
Nossa cidade ainda não dispunha de nenhuma forma adequada de descarte de lâmpadas e isso era motivo de preocupação para os setores de proteção ao meio ambiente. Em geral, as lâmpadas são compostas de metais pesados, tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
A organização responsável por operacionalizar a logística reversa das lâmpadas é a Associação Reciclus, que disponibiliza os ecopontos ou pontos de entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que as pessoas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados.
A responsável pela educação ambiental no Departamento do Meio Ambiente, Marcia dos Santos, se diz satisfeita com este primeiro passo e comenta que “termos ao menos um ponto de coleta de lâmpadas no município já é um grande avanço, mas se mais alguma empresa desejar abrigar também um ecoponto, o departamento está à disposição para fazer a intermediação e fornecer as orientações necessárias".
Agora você já sabe, quando suas lâmpadas queimarem ou forem trocadas, descarte de forma adequada levando até a loja matriz da Redemac Santo Antônio, na João Pedroso da Luz, 1577.
Faça a sua parte! Dê o destino correto aos seus resíduos!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS