Santo Antônio da Patrulha Institui o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes

18/12/2019

Santo Antônio da Patrulha Institui o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes

Santo Antônio da Patrulha acaba de instituir o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes – COMUPA. Na noite dessa terça-feira (17/12) uma solenidade na Câmara de Vereadores marcou este momento com a presença de diversas instituições ligadas às áreas da saúde, segurança e educação.

O evento contou com a presença do prefeito Daiçon Maciel da Silva, do secretário da Saúde, Charlis Santos, do presidente do Legislativo, Rodrigo Massulo, do vice-prefeito do Caraá, Edemir Lhul, do delegado de Polícia Valdernei Tonette e dos comandantes da Brigada Militar, Marcos Paulo Zanatta e do Corpo de Bombeiros, Joel Cardoso. O chefe de Gabinete, Gabriel Diedrich, vereadores representantes de secretários municipais também participaram do evento.

Conforme a idealizadora do COMUPA, Silvia Regina Ceccato, que é diretora técnica na secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, o município é um dos únicos com este projeto, que tem o objetivo principal da prevenção. O trabalho desenvolvido em Ijuí serviu de inspiração para os gestores patrulhenses.

O secretário Charlis explicou que o COMUPA tem como objetivo principal, o desenvolvimento de ações de educação capacitação e prevenção de qualquer tipo de acidente, por meio de planejamento e articulação de esforços dos vários segmentos da sociedade que o compõe, com foco no comportamento seguro e ação preventiva.

Além dos representantes de órgãos públicos e entidades e instituições da sociedade, municípios vizinhos, como Osório, Rolante e Caraá, também fazem parte do projeto. Entre as atividades e competências do COMUPA, o secretário destacou: capacitar os profissionais visando à qualificação do trabalho desenvolvido com a comunidade; promover a educação continuada através do oferecimento de cursos, seminários e palestras; mapear e atuar nas áreas de risco, como desastres ambientais e situações epidemiológicas.

Massulo parabenizou a administração municipal pela iniciativa e disse que é muito positivo ver a inovação e parceria em prol de bons projetos.

O prefeito Daiçon fez questão de destacar todas as instituições envolvidas que, com suas representações compõe o comitê: secretaria da Saúde do município e do Estado, Defesa Civil, Hospital Santo Antônio – Santa Casa, Remove – Emergências Médicas, Transul Emergências – EGR, São Francisco Resgate – CCR, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Consepro, ACISAP e secretaria das Obras, Trânsito e Segurança.

Na ocasião, voluntários que participaram de cursos de capacitação e também instrutores receberam seus certificados. Após a solenidade um carreteiro feito pelo vereador Dirceu Machado e pelo chefe do escritório da Emater, Paulo Rojan.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA