Santa Casa presta contas do 1º ano de gestão no hospital Santo Antônio

04/05/2018

Evento contou com a presença do secretário Estadual da Saúde

A celebração do primeiro ano de gestão da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre no hospital Santo Antônio foi marcada pela prestação de contas do período e projeções para as próximas décadas.

A solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha na manhã dessa quarta-feira (02/05) contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, do provedor da Irmandade Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert, dos prefeitos de Santo Antônio, Daiçon Maciel da Silva e do Caraá, Nei Pereira dos Santos, além de diretores da Santa Casa de Porto Alegre, autoridades municipais e comunidade.

O coral Carmen Carolina abriu o evento com uma belíssima apresentação, seguida da exposição de prestação de contas feita pelo gerente do Hospital Santo Antônio, Maurício Fogaça, que iniciou dando a boa notícia: “Já estamos atendendo convênios e particulares. Hoje assinamos o contrato com o IPERGS e em breve teremos convênio com a Unimed, entre outros”, comemorou.  Maurício entregou ao público um relatório contendo informações sobre a gestão desde que a Santa Casa assumiu a gestão do hospital.

Em uma linha do tempo, iniciada no mês de maio de 2017, está uma relação de conquistas: o funcionamento da Emergência, laboratório, radiologia, conquista do alvará do hospital, internações, integração da UFCSPA com as Unidades básicas de saúde do município, ambulatório de cirurgia vascular, mamografias, ecografias, atendimento de oftalmologia e psiquiatria, conclusão das reformas para funcionamento pleno do hospital, ambulatório de cirurgia geral e ginecologia. O relatório traz ainda o resumo dos balancetes da Casa de Saúde e Planos para o futuro. O gerente hospitalar reforçou seu desejo e a luta de todos para que Santo Antônio volte a ter a referência em obstetrícia.

O Diretor Geral e de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Julio Flávio Dornelles de Matos lembrou todos os esforços que foram feitos em conjunto com o Município, Estado e voluntários e reforçou o compromisso da Santa Casa com Santo Antônio da Patrulha. “A Santa Casa está disposta a receber este hospital do Município como doação onerosa, em que esse patrimônio incorpora o da Santa Casa com um gravame: de ali desenvolver as finalidades pelos quais lhe foi dada origem, de cuidar da sociedade patrulhense, e que se a Santa Casa se afastar desse propósito, ela devolve o patrimônio ao Município. Com isso, nós afastamos qualquer contexto político futuro, que possa criar a descontinuidade desse hospital”.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva recebeu o anúncio feito pelo diretor geral com entusiasmo e assegurou que a proposta será estudada com a participação da comunidade. Ele lembrou que durante a campanha eleitoral o principal desejo da população de Santo Antônio da Patrulha era de voltar a ter hospital. “Com a ajuda da minha esposa,  Aglaé acreditei que este sonho seria possível e assumi, junto com o Zezo este compromisso, que está impresso no nosso Plano de Governo. “Embora ainda tenhamos muitos desafios a serem vencidos, sei que já evoluímos muito e teremos o que há de melhor, pois estamos com a Santa Casa. O prefeito agradeceu a Câmara de Vereadores, aos voluntários que colaboram, como as Amigas do Hospital, Liga de Combate ao Câncer, Lions, Rotary, entre outros.

O secretário Francisco Paz disse que o governo do Estado fica muito feliz com a possibilidade de ter a Santa Casa desenvolvendo um trabalho fora de Porto Alegre, junto com a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre. “Quando estamos trabalhando a planificação da saúde em todo o Estado, este projeto vem ao encontro de nossos objetivos e ficamos muito empolgados por ter aqui a qualidade da Santa Casa”.

O provedor da Irmandade Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert cumprimentou a todos os entes envolvidos no processo e reforçou a decisão da Santa Casa de ficar e transformar Santo Antônio em um grande centro de referência com especialidades médicas para a região.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Eloi de Oliveira, o coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cláudio Paranhos o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Augusto Linden e a secretária municipal da Saúde, Magda Bartikoski.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFAP