Sábado para cuidar da saúde

15/10/2019

Posto de Saúde Central tem dia D contra o Sarampo e atendimento especial às mulheres.

No dia 19 de outubro, próximo sábado, das 8h às 16h, a secretaria municipal da Saúde estará atendendo a população no Posto Central com as campanhas de vacinação contra o Sarampo e Outubro Rosa.

A secretaria está realizando a primeira etapa da campanha de vacinação. Devem tomar a vacina todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade, na primeira etapa da campanha. Para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade a campanha começa no dia 18 de novembro.

O secretário Charlis Santos lembra que é o segundo sábado neste mês em que os profissionais estarão recebendo a comunidade com o objetivo de trabalhar a prevenção em saúde. “Na ocasião, teremos exames preventivos, realização de testes rápidos e consultas com enfermeiros. O hospital Santo Antônio – disponibilizará 30 mamografias neste dia, após consulta realizada no Posto de Saúde Central”, disse.

A enfermeira Daniela Guimarães lembra que os exames preventivos devem ser realizados em mulheres com idade entre 25 a 64 anos e a mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Ela explica que esta faixa etária é preconizada pelo Ministério da Saúde, mas informa que os casos serão avaliados de acordo com histórico familiar e exame clínico durante a consulta.

Além desses dois dias especiais na campanha Outubro Rosa, a secretaria também disponibiliza em todos os postos, consulta com profissionais enfermeiros que atendem a saúde da mulher.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP