SEMED promove mais uma etapa de formação do PNAIC

26/06/2018

A secretaria municipal da Educação (SEMED) promoveu nesta terça-feira (26/09), mais uma etapa da formação do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Nesta etapa, a palestrante, Professora Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, que atua no curso de Pedagogia e no mestrado em Educação da FURG, conduziu os trabalhos com os cursistas do PNAIC, coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal e alunos do curso de Magistério do IEESA. Entre os temas abordados, a transferência da Pré-Escola para o Ensino Fundamental, “um momento importante, que deve ter uma atenção especial e que precisamos estar preparados para esta etapa”, conforme relatou a secretária municipal da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli.

Conforme falou a professora Suzane a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é fundamental. “É necessário colocar em discussão a linguagem, a leitura e a escrita na Educação Infantil, criando uma articulação com os anos iniciais”. Ela destacou o PNAIC neste processo, onde percebeu-se a necessidade de oferecer a formação para o professor da Educação Infantil, algo que até então praticamente não existia.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), estabelecendo desde 2012, a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças de até oito anos de idade, ou seja, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Com carga horário total de 100 horas, o Programa é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com os formadores locais que multiplicarão com os cursistas (professores, coordenadores, articuladores), contemplando toda a rede de ensino e objetivando a melhoria da aprendizagem do aluno, meta principal da educação.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP