SAP volta a construir políticas públicas sobre a drogadição

26/05/2017

O Município de Santo Antônio da Patrulha, nesse ano de 2017, voltou a discutir e construir políticas para combater o problema da drogadição. O primeiro passo dado foi a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.

Na última terça-feira (23/05), o prefeito Daiçon Maciel da Silva recebeu o presidente do Conselho, Marcos Pacheco, juntamente com outros membros que representam diversos setores da administração municipal e da comunidade. A secretária municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos Cardoso também participou do encontro.

Na ocasião, o presidente entregou ao prefeito um relatório com propostas levantadas pela antiga composição do Conselho e destacou algumas dessas que já estão tendo encaminhamento, tais como, “efetivar a prevenção com parcerias entre diversos segmentos da sociedade, desenvolver uma política de repressão que tenha como paradigma a integração de esforços de todos os organismos policiais, criar um Disque Denúncia para auxiliar na repressão ao uso de tráfico de drogas do Município”, entre outras ações.

O prefeito Daiçon reforçou a importância do Conselho e disse que vai cobrar a participação dos membros que são da administração municipal em suas atividades. “A prefeitura quer atuar junto ao Conselho e acredito que com a vinda da Santa Casa teremos uma grande evolução. Nossa referência em Psiquiatria será mantida e vamos aumentar de 10 para 20 leitos as internações. Teremos os residentes da UFCSPA atuando aqui, o que nos dará uma cobertura muito maior ao atendimento de saúde.” Lembrou ainda, que a secretaria municipal da Saúde contratou um psiquiatra para atender a demanda represada no CAPS.

Pacheco também apresentou uma ideia para angariar fundos que serão investidos nas ações desenvolvidas pelo Conselho. Será lançada uma campanha convidando empresas e comunidade para patrocinar a confecção de copos personalizados, que serão vendidos durante pedágio, a ser realizado no centro da cidade. Interessados em ajudar devem fazer contato com presidente Marcos Pacheco pelo telefone 99607 5163.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PMSAP