SAP tem serviço de acolhimento a idosos, vítimas de violência

16/06/2017

15 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

A secretaria municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, através do CREAS (Centro Especializado da Assistência Social) não poderia deixar passar esta data sem chamar a atenção da comunidade para o problema. Idosos, vítimas de violência, são atendidos pelo serviço. De acordo com a assistente social, Cinara Santos, desde 2014, quando o CREAS entrou em funcionamento, 157 casos foram registrados, cujos agressores, na maioria, são os familiares.

As denúncias chegam através do Disque 100, Ministério Público, comunidade, familiares das vítimas e por vezes, pelos próprios idosos vitimados. As respectivas situações são acolhidas pela equipe técnica, que estabelece estratégias para romper o ciclo de violência, bem como aciona os órgãos de proteção.  Entre as estratégias desenvolvidas, Cinara destaca as visitas domiciliares realizadas por profissionais do CREAS (psicólogos e assistentes sociais), buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e a conscientização sobre os direitos dos idosos, previsto em lei, bem como o respeito para com eles.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PMSAP