SAP inicia a sua articulação internacional

04/12/2020

Na tarde de quarta-feira (02/12) ocorreu a primeira reunião do Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, com o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande (autoridade máxima representativa da Capital São Tomé, do país São Tomé e Príncipe), Sr. José Maria da Fonseca. O encontro teve o intuito de estabelecer a cooperação internacional em diferentes áreas, como, por exemplo, a intensificação comercial, o ensino superior e a indústria do pescado.

A reunião é resultado do projeto que está sendo desenvolvido em SAP com o auxílio da Roedel Intl Advisor, um escritório de Relações Internacionais. O objetivo é que o munícipio adote uma estratégia sistêmica de internacionalização, permitindo o acesso a oportunidades internacionais. O projeto envolve, portanto, o governo, a iniciativa privada, as cadeias produtivas do município, a educação superior, entre outros.

“Trata-se de um momento histórico para a cidade, visto ser a primeira articulação internacional, que já é capaz de prospectar resultados a toda a sociedade patrulhense. Na conjuntura atual, da retomada pós-pandemia, a articulação internacional torna-se um mecanismo indispensável para o desenvolvimento e competitividade de SAP, em um mundo cada vez mais globalizado”, destaca o Sócio-diretor da Roedel Intl Advisor, Dr. Cezar Roedel.

Importante destacar que o início da articulação internacional vislumbra, em um primeiro momento, o continente Africano, visto a alta intensidade de comércio internacional entre a cidade de SAP e o referido continente. Também, já há o interesse manifesto da missão diplomática de Cabo Verde com o munícipio em intermediar futuras cooperações internacionais, tendo destaque a Capital do país, a cidade de Praia, que possui similaridades com SAP.

Para o Prefeito Daiçon “é um projeto que pode trazer grandes resultados para o nosso município, em todas as áreas, do emprego, geração de renda, cultura, educação, enfim, novas oportunidades para os patrulhenses”, afirmou.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP