SAP inicia a revisão do seu Plano Diretor

13/09/2019

Aconteceu na noite dessa quinta-feira (12/09) no Polo Universitário Santo Antônio, a oficina de construção coletiva sobre o Plano Diretor. O evento realizado pela secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão foi coordenado pela empresa 3C Arquitetura e Urbanismo, contratada pela prefeitura para qualificar e dar mais agilidade ao processo.

Além do prefeito Daiçon Maciel da Silva e do secretário Ferúlio José Tedesco, empresários, engenheiros, arquitetos, vereadores, entre outras pessoas da comunidade participaram e deram suas sugestões. De acordo com o secretário Ferulinho, nesta fase pode se observar uma preocupação maior com as áreas relacionadas à mobilidade e ao meio ambiente. Ele considerou a reunião muito positiva: “apesar de sentirmos falta de muitas pessoas que deveriam estar aqui, contamos com um bom número de participantes e tivemos muita qualidade na discussão. Representantes da iniciativa privada e do poder público mostraram seu interesse em contribuir de forma consciente e responsável”.

Os participantes debateram sobre os principais problemas e oportunidades da cidade e as demandas de alteração do Plano Diretor para estimular o desenvolvimento do município e a qualidade de vida da população.

A revisão do Plano Diretor deve acontecer a cada 10 anos, quando é feita a atualização da Lei que organiza o território municipal, orienta os investimentos públicos na cidade, e define regras para os investimentos privados.

O prefeito Daiçon lembrou que o prazo de revisão venceu em 2016, mas disse estar orgulhoso em cumprir esta demanda. “Em 2006 fizemos a revisão e agora, estamos novamente levantando este tema, que é nossa obrigação, mas também é essencial para crescermos de forma planejada. Nossa cidade é linda, temos muito a preservar em relação as nossas belezas naturais e também históricas. Por isso, o Plano Diretor é tão importante. Agradeço a presença de todos”.

Nos próximos dias a 3C irá apresentar um diagnóstico, incluindo as proposições relacionadas na oficina, além do edital para contratação de empresa que executará a revisão final do Plano Diretor.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP