Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

SAP inaugura novo Centro de Atenção Especializada em Saúde Mental - Ament

imagem-noticia

12/08/2020

Santo Antônio da Patrulha conta agora com mais um centro de Atenção Especializada em Saúde Mental.  O novo espaço foi inaugurado nesta terça-feira (11/08), na Rua Anápio de Oliveira Rosa, nº 37, ao lado da AABB. Em função da pandemia, para evitar aglomerações, o ato foi transmitido ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook, @prefasap. 
O prefeito Daiçon Maciel da Silva parabenizou o secretário da Saúde, Joy e a equipe responsável pela implantação, bem como, o ex-secretário Charlis Santos, por ter buscado este novo serviço. “Fico muito contente por inaugurar mais esse centro, pois já somos referência em psiquiatria no litoral norte, graças ao trabalho da Santa Casa no município, e, agora iremos ampliar a atenção à saúde mental. Com a pandemia, as pessoas ficam desestabilizadas e, embora este projeto tenha sido pensado antes de tudo isso estar acontecendo, o Ament terá uma função importantíssima neste momento”, destacou. 
Conforme Joy, o Ament é um serviço de atenção integral às pessoas com transtornos mentais moderados. “O projeto atende a demanda de saúde mental identificada pela Atenção Básica. Sendo assim a porta de entrada da Política de Saúde Mental são as UBSs, as quais realizam os primeiros atendimentos e, se identificada a necessidade realiza o encaminhamento para a atenção especializada”, explicou.
De acordo com a coordenadora do CAPS, Sinara Santos a equipe do Ament conta com  uma assistente social, um psiquiatra, três psicólogos e uma recepcionista. E mais um médico psiquiatra será contratado. Ela diz que aliado ao CAPS, o Ament vem contribuir com a organização da Politica de Saúde Mental do Município. “A pandemia  nos obrigou a reduzir o número de atendimento, mas agora com o aumento de profissionais, conseguiremos erradicar a lista de espera. No CAPS a equipe é formada por dois psicólogos, uma assistente social, um médico, uma técnica de enfermagem, um administrador duas recepcionistas, uma oficineira e uma serviços gerais. 
O Ament atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e o serviço pode ser acessado por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS

imagem-noticia imagem-noticia
Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha