SAP busca Passe Livre para estudantes do Litoral Norte

11/02/2020

Na manhã desta sexta-feira, dia 07/02, o presidente da Associação dos Universitários do Litoral Norte - AULIN, Kayo Henrique e o Chefe de Gabinete do Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Gabriel Diedrich trataram de pautas relacionadas ao Passe Livre Estudantil do município patrulhense e do Litoral Norte.

No encontro com Hélio Schreinert Filho, Coordenador do Programa Passe Livre Estudantil, e com a coordenadora operacional, Brunilda Werner, eles pediram a alteração na lei do programa, a fim de permitir que estudantes do Litoral Norte possam se valer do transporte gratuito para a região Metropolitana e da região Metropolitana para o Litoral Norte.

Diedrich explicou a importância dessa permissão, pois isso garantiria que acadêmicos de Santo Antônio da Patrulha tivessem gratuidade de transporte nas viagens à Facos/Unicnec/IFSul, de Osório, Unisc e Uniasselvi, de Capão da Canoa, e Ulbra, de Torres. “Além de atender os nossos estudantes que se deslocam para a região Litoral Norte, essa medida beneficiaria ainda aqueles que migram de lá para estudar no campus da Furg em Santo Antônio da Patrulha”, afirmou Gabriel.

Os representantes da Metroplan também foram questionados sobre a substituição da concessionária do transporte coletivo que faz a linha Santo Antônio-Taquara, que está sendo transferida da empresa Citral para a Transflor. Segundo o coordenador Hélio, o processo já está em tramitação e deverá ser apreciado pelo Conselho Gestor da Metroplan nos próximos dias.

Outro pleito apresentado foi a criação de um novo horário de ônibus, depois das 22h, para estudantes do Campus FURG-SAP que moram na Região Metropolitana e hoje carecem de transporte. O pedido será avaliado levando-se em conta o número de estudantes que serão atendidos pela extensão de horário da linha.

Por fim, o representante da AULIN cobrou agilidade por parte da Metroplan em protocolar os cartões dos estudantes usuários da empresa Torrescar, no Litoral Norte.