Retrospectiva 2010: Prefeito Daiçon Maciel da Silva faz um balanço do ano

21/12/2010

“Foi o ano de sair do sufoco e realizar.” Assim o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva avaliou o ano de 2010 para a administração pública municipal.

O prefeito comparou 2010 com o ano anterior e diz que no último foi possível “respirar” e executar obras em todas as áreas. “2009 foi um ano atípico e muito duro para todos os prefeitos gaúchos, com a queda dos repasses do FPM aliado a crise mundial. Vínhamos de um período pós eleitoral e entendemos que diante do arrocho financeiro, arrumar a casa era o melhor a fazer e foi o que fizemos.”

Conforme Daiçon “em 2010 começamos a colher os bons frutos da troca da gestão do hospital, hoje gerenciada pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus. Mas lembrou que a mudança foi difícil em 2009 e comparou ao caso da rodoviária, que atualmente está funcionando no centro de compras Gomes.

Diante da impossibilidade de reativar paradas no centro da cidade, Daiçon acredita que a implantação de uma linha de ônibus com tarifa reduzida para transportar passageiros até o terminal, o que está previsto para 2011, irá diminuir a dificuldade de acesso entre o centro e a rodoviária. “É importante lembrar que não tínhamos rodoviária descente e agora temos”.

No dia 15 de dezembro o funcionalismo público municipal recebeu o 13º salário e até o último dia útil de cada mês é depositado na conta o pagamento dos servidores, religiosamente. Daiçon reconhece que é uma obrigação dos gestores, mas diz que nem sempre foi assim em Santo Antônio da Patrulha.

Para o prefeito 2010 foi um ano empreendedor, quando foi possível confirmar o repasse expressivo de recursos para Santo Antônio. Segundo ele, até o final de sua gestão, em 2012, o município deverá arrecadar cerca de R$ 170 milhões, sendo R$ 80 milhões correspondentes a investimentos privados e R$ 90 milhões oriundos dos governos Federal e Estadual. “Alguns destes investimentos já estão em execução, outros ainda estão em fase de licitação e prospecção. Daiçon destacou dezenas de realizações importantes em todas as áreas do Executivo.

• Recursos da União

Ø       Minha casa, minha vida: R$ 11milhões

Ø       Esgotamento Sanitário: R$ 46 milhões

Ø       Emendas Parlamentares: R$ 800 mil

Ø       Pró Infância: R$ 1,33 milhão

Ø       Defesa Civil (para asfalto da Av. Borges de Medeiros e Rua Santo Antônio e construção da ponte do Ribeirão)

• Recursos do Estado

Ø       Asfaltamento Av. Afonso Porto Emerim: R$6 milhões

Ø       Consulta Popular: R$ 3 milhões

Ø       Ligação Asfáltica: SAP – Caraá R$ 14 milhões

Ø       Pólo Universitário: R$ 2,2 milhões

Ø       Ponte do Jaú: R$ 200mil

Ø       Rede Abastecimento D’água da CORSAN: R$ 5 milhões

• Recursos privados e de outros órgãos públicos

Ø       Construção de Hotel 4 estrelas com heliponto, condomínio industrial, empresa de galvanoplastia, condomínio residencial: R$ 60milhões

Ø       Construção de Hotel Fazenda no interior do Município (Canto dos Guilhermes): R$ 5 milhões (aproximadamente);

Ø       Implantação de centro de treinamento de cavalo crioulo: R$ 800 mil

Ø       Construção Agência INSS: R$ 1,5milhão

Ø       Construção Casa do Arroz: R$ 500 mil

Ø       Ampliação prédio Promotoria de Justiça: R$ 1,5 milhão

Ø       Instalação da Picadilly e Multinacional (peças automotivas) – R$ 16 milhões

• Principais serviços no Interior do Município

Ø       Aquisição de retroescavadeira hidráulica

Ø       Instalação do Semáforo na João Pedroso da Luz;

Ø       Pavimentação com pedra basáltica das estradas do interior:

- recuperação total da estrada Geral do Canta Galo e do Zaleski;

- limpeza e alargamento da estrada da Venturosa;

- calçamento na Costa da Miraguaia e Vila COHAB;

- pavimentação de diversas ruas, como: Paraná, Anápio de Oliveira Rosa e Antônio Nunes Benfica, entre outras.

Ø       Valorização da agricultura familiar (Puro Engenho – qualificação da produção do melado e açúcar mascavo);

Ø       Rede D’água no interior (+1000 famílias)

Ø       Patrulhas Agrícolas (Barrocadas, Tapumes, Pinheirinhos, Rincão do Herval)

Ø       Serviço Móvel de Saúde e Odontologia (mais de 14 mil atendimentos, entre médico, odontológico, realização de exames preventivos e vacinas)

• Principais serviços na Área Urbana do Município

Ø       Construção de escolas de educação infantil: Pequeno Aprendiz (Várzea)

Ø       Reforma e ampliação do posto de saúde central e do bairro Menino Deus

Ø       Aquisição de mamógrafo e aparelhos de última geração para o hospital

Ø       Ampliação e reforma das escolas de educação infantil, oferecendo mais 300 vagas, e do ensino fundamental Costinha (Costa da Miraguaia), Bem Me Quer (Evaristo), e Menino Deus e Nercy Rosa (Menino Deus);

Ø       Atendimento de mais de 300 crianças no turno inverso ao da aula;

Ø       Construção e operacionalização do terminal rodoviário municipal

Ø       Informatização de todas as escolas municipais;

Ø       Implantação do Telecentro na Bilblioteca Pública Municipal;

Ø       Conquista de sede do INSS e da casa do arrozeiro no município;

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP - Viviani