Residencial Santo Antônio terá nova ETE e apartamentos danificados serão reformados

24/07/2019

Um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC - assinado na manhã desta quarta-feira (24/07) garantirá uma solução definitiva para problemas relacionados ao esgotamento sanitário residencial Santo Antônio.

Numa ação conjunta as instituições envolvidas irão de forma consensual realizar a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgotos e os 60 apartamentos que foram danificados em função do problema de esgotamento sanitário serão reformados.

O documento foi assinado pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva e pela promotora Dra. Graziela Veleda, por representantes da Corsan, Conterra e Caixa Econômica Federal.

Conforme o TAC, a Corsan terá que, num prazo máximo de 12 meses, realizar a construção da nova ETE e assim que isso acontecer, a Caixa Econômica Federal deverá imediatamente iniciar os reparos nos apartamentos térreos.

A promotora disse que este é um dos processos mais complexos em que atuou em Santo Antônio da Patrulha, mas está satisfeita com o resultado. Ela diz que apesar de o processo ser demorado, pois são muitos agentes envolvidos, a medida foi a melhor possível e a solução será acessada mais rapidamente do que se a discussão acontecesse judicialmente.

Emocionado, o prefeito Daiçon agradeceu ao Ministério Público, na pessoa da Dra. Graziela e do Dr. Camilo Santana e a todos que assumiram suas responsabilidades em busca de uma solução para essas famílias. “Entregamos o residencial no final de 2012 para cerca de 1.000 pessoas, com muita alegria, afinal trata-se do maior projeto habitacional da história do município. Em seguida, os problemas começaram a aparecer, não estávamos mais na gestão e providências não foram tomadas. Assim que assumimos a governo novamente, em 2017, procuramos uma solução. Nesses dois anos fizemos o possível para amenizar os transtornos, e agora, finalmente temos a garantia de que as famílias terão a dignidade que merecem”, disse.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito  Procuradoria Geral do Município